Banca de DEFESA: RICARDO BITTENCOURT PIMENTEL

DISCENTE : RICARDO BITTENCOURT PIMENTEL
DATA : 01/08/2019
LOCAL: Instituto Federal de Minas Gerais, Campus São João Evangelista

Sistema de acompanhamento de egressos no Instituto Federal de Minas Gerais – Estudo de caso no curso em sistemas de informação do campus São João Evangelista

Egresso, Formação Acadêmica, Educação Superior, Mundo do Trabalho

Para qualificar a oferta de curso, melhorar sua atuação e cumprir mais adequadamente sua missão, as Instituições de Ensino superior necessitam obter informação sobre seus egressos. Com a expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e o aumento significativo do uso da Tecnologia da Informação e Sistemas de Informação nas instituições educacionais faz-se necessário identificar se as instituições estão de fato cumprindo seus objetivos e criando oportunidades ao público que se destina como também se estão formando profissionais conforme seus projetos de acordo com a área de atuação, formação humana e o mercado de trabalho. Neste sentido, nesta pesquisa pretendeu-se mapear e caracterizar os egressos do curso Bacharelado em Sistemas de Informação do Instituto Federal de Minas Gerais campus São João Evangelista através da criação de um portal de acompanhamento de egressos, contendo um questionário e ferramentas para envolver e interagir com os egressos nas atividades da instituição e nas oportunidades existentes na área de atuação e no mercado de trabalho. Para a criação deste portal, foi levado em consideração os 38 portais de egressos dos Institutos Federais e questionário sobre o sistema com os egressos do curso. Para desenvolver estas atividades foi utilizada uma abordagem qualitativa com elementos quantitativos, realizada através de levantamento e análise de dados dos egressos do curso. Após o desenvolvimento do portal foi realizado uma pesquisa com os egressos, utilizando o questionário eletrônico contido no portal. Ao final deste trabalho obteve-se os resultados da coleta dos dados dos egressos e sua apresentação e considerações. Por fim espera-se que as informações obtidas com os egressos possam contribuir como fonte de informação para a melhoria da qualidade do ensino e do curso, como também iniciar um processo piloto de interação efetiva e duradora dos egressos com a instituição.

Presidente - 1350628 - SANDRA REGINA GREGORIO
Interno - 386938 - JOAO BATISTA RODRIGUES DE ABREU