Banca de DEFESA: SARA CAROLINA PEREIRA NASCIMENTO

DISCENTE : SARA CAROLINA PEREIRA NASCIMENTO
DATA : 02/08/2019
LOCAL: Instituto Federal de Minas Gerais, Campus São João Evangelista

A Verticalização dos Egressos do Curso Técnico Integrado em Agropecuária no Instituto Federal de Minas Gerais Campus São João Evangelista

Técnico em Agropecuária, Verticalização do Ensino, Instituto Federal, Egressos.

Esta pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais campus São João Evangelista (IFMG-SJE) caracterizado como o público alvo, os estudantes dos cursos Superiores do IFMG - campus São João Evangelista regularmente matriculados no período letivo de 2018.1 que são egressos do Curso Técnico Integrado em Agropecuária (CTIA), correspondendo a 42 sujeitos. A pesquisa contou com a participação voluntária de 32 (trinta e dois) sujeitos e classifica-se como pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. O principal objetivo da pesquisa foi investigar a verticalização dos egressos do curso técnico integrado em agropecuária do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - campus São João Evangelista seguindo os pressupostos da Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Os objetivos secundários apresentaram-se como: descrever os aspectos sociais e pessoais que levaram os egressos do Curso Técnico Integrado em Agropecuária a verticalizarem em um curso de nível superior no IFMG- campus São João Evangelista e caracterizar e analisar do ponto de vista educacional dos egressos que verticalizaram o ensino no IFMG-SJE, a influência que as bases educativas do curso técnico tiveram no curso superior. Para alcançar os objetivos desta pesquisa, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, o questionário e a entrevista. Para análise dos dados qualitativos amparou-se na metodologia elaborada por Bardin. Os resultados apontaram que o IFMG cumpre em partes seu papel no que concerne à verticalização do ensino ofertando somente três níveis de ensino, no entanto, verificou-se a inexistência de ações efetivas no estímulo a permanência dos estudantes dos cursos técnicos na graduação no IFMG-SJE, as ações de integração nos níveis de ensino para a troca de saberes são pouco expressivas na percepção dos egressos do CTIA. Os aspectos levados em consideração na escolha do curso superior foram a qualidade de ensino, a afinidade com a área, capacitar-se para alçar melhores trabalhos, proximidade de casa e baixo custo de vida. As bases educativas na percepção dos egressos do CTIA proporcionaram embasamento significativo para os estudantes que continuaram na área e o aprofundamento nos conhecimentos técnicos. A assistência estudantil na percepção do egresso do CTIA, foi considerada imprescindível no processo formativo desde o curso técnico até a graduação enquanto promovedora de ações voltadas para a permanência, apoio e êxito acadêmico.

Presidente - 1350628 - SANDRA REGINA GREGORIO
Interno - 386938 - JOAO BATISTA RODRIGUES DE ABREU
Externo à Instituição - JOSE ROBERTO DE PAULA - IFMG
Notícia cadastrada em: 30/07/2019 15:38