Banca de DEFESA: GABRIEL PINHEIRO COMPTO

DISCENTE : GABRIEL PINHEIRO COMPTO
DATA : 27/08/2019
LOCAL: PPGEA

M-LEARNING E VR APLICADOS AO ENSINO TÉCNICO DE AGROPECUÁRIA: ESTUDO DE CASO APLICADO AO INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS – CAMPUS TEFÉ

M-Learning; Realidade Virtual; TICs na Educação; Técnico em Agropecuária; Instituto Federal do Amazonas.

O presente projeto constitui uma proposta de investigação sobre as potencialidades do M-Learning (aprendizagem móvel) e Realidade Virtual no curso técnico em Agropecuária, tendo em vista que essas ferramentas tecnológicas podem potencializar o processo de ensino-aprendizagem na Amazônia, área geográfica onde está inserido o Campus Tefé. As ferramentas tecnológicas podem ser utilizadas para sanar dificuldades de acesso ao local de estudo, aproximando o aluno ao experimento que se pretende abordar, tendo em vista que o uso de passeios virtuais em ambientes de Realidade Virtual através de dispositivos móveis já é uma realidade vivida na educação. Tal dificuldade de locomoção para realização das visitas técnicas é potencializado na Amazônia. Este projeto possui como delimitação o uso de tecnologias móveis, em especial smartphones e o uso de Realidade Virtual Imersiva no curso técnico de nível médio em Agropecuário do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas– Campus Tefé. O objeto deste projeto é potencializar o processo de ensino e aprendizagem das disciplinas do curso de nível médio técnico em Agropecuária, nas suas diversas séries, por intermédio do uso das técnicas de M-Learning e Realidade Virtual. Os seus objetos específicos são: Aplicar o conceito de aprendizagem móvel nas disciplinas do curso técnico em agropecuária do IFAM – Campus Tefé; Contextualizar a aprendizagem móvel relacionada à pedagogia autônoma no curso técnico em Agropecuária do IFAM – Campus Tefé; e Investigar o impacto da Realidade Virtual Imersiva através de um ambiente virtual e óculos VR de baixo custo no curso técnico em Agropecuária do IFAM – Campus Tefé. O Referencial Teórico desta pesquisa parte do princípio que o uso de M-Learning e Realidade Virtual podem ser inseridos no processo de ensino de aprendizagem nos cursos de agropecuária. Desta forma, foram levantados os estados da arte sobre Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, M-Learning, Realidade Virtual e Aplicações da Realidade Virtual na Educação. A pesquisa deste projeto de dissertação foi dividida em três etapas: 1ª Etapa – responsável pelo levantamento dos dados das pesquisas referentes ao tema do projeto; 2ª Etapa – responsável pelo desenvolvimento do projeto e aplicação do projeto, para tal será utilizada a pesquisa-ação; 3ª Etapa – responsável pela análise dos resultados e finalização da escrita da dissertação.

Presidente - 1739229 - TIAGO BADRE MARINO
Externo ao Programa - 362436 - SERGIO MANUEL SERRA DA CRUZ