Banca de DEFESA: EUGENIO VILHENA FILHO

DISCENTE : EUGENIO VILHENA FILHO
DATA : 27/08/2019
LOCAL: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

AS RELAÇÕES DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO CURIAÚ NO AMAPÁ COM A SUA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL.

Área de Proteção Ambiental, Representação Social e Quilombo

A Comunidade Quilombola do Curiaú está localizada dentro da Área de Proteção Ambiental do Rio Curiaú, com sua população de maioria de descendentes de escravos. A presente pesquisa tem como objetivo geral  investigar as relações que a comunidade quilombola do Curiaú no Amapá  mantém com a sua Área de Proteção Ambiental e como objetivos específicos buscar entender as relações históricas da comunidade quilombola com a constituição da APA do Curiaú, identificar a partir dos saberes tradicionais (representações e práticas), como os remanescentes quilombolas se relacionam com as mudanças em curso na região e com a preservação ambiental. Metodologicamente, a pesquisa se insere no método etnográfico-descritivo. Para tal, se utilizou como método de levantamento de dados à aplicação de formulário de entrevista semiestruturado com 09 moradores da comunidade, rodas de conversa e observações de campo, seguindo teorias discursivas e ambientais para a sua análise. Como marco teórico deste estudo, seguiu-se a linha da teoria das representações e práticas sociais ambientais. Os resultados obtidos nos permitem avaliar que os moradores das comunidades quilombolas das áreas estudadas são pessoas bastante comprometidas com o meio ambiente local. Como na opinião dos entrevistados que, concordam na proteção do meio natural para que, as próximas gerações possam usufruir dessa terra que não é só de uma pessoa, mas sim, de toda uma comunidade que além de proteger o ecossistema tem de difundir e manter a sua herança cultural.

Interno - 386253 - ANA MARIA DANTAS SOARES
Interno - 386939 - LIA MARIA TEIXEIRA DE OLIVEIRA