Banca de DEFESA: LEANDRO PEREIRA DE OLIVEIRA

DISCENTE : LEANDRO PEREIRA DE OLIVEIRA
DATA : 29/08/2019
LOCAL: PPGEA

ENSINO MÉDIO INTEGRADO: DESEMPENHO ESCOLAR DOS DISCENTES DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS - CAMPUS PARINTINS

Desempenho acadêmico; Curso técnico; Instituo Federal de Parintins, relações sociais.

Muitos fatores afetam o desempenho acadêmico dos alunos no ensino médio profissional, buscar compreender o que leva os acadêmicos à escolherem o curso e permanecerem nele, saber se seu perfil socioeconômico influencia em seu interesse pelo curso é importante, tanto para a rede acadêmica quanto para as gestões destas Instituições, uma vez que possa servir como base para criação de medidas preventivas para o desenvolvimento tanto acadêmico quanto pessoal dos alunos. Com este interim, o objetivo deste estudo é investigar quais os fatores que influenciam no e além do desempenho escolar dos discentes do Curso Técnico Integrado em Agropecuária do Instituto Federal do Amazonas – Campus Parintins (IFAM – Parintins), tendo seus objetivos específicos pautados no levantamento histórico do curso e da instituição, os perfis socioeconômicos dos discentes, descobrir qual a influencia das atividades extraclasses e quais as perspectivas futuras estes discentes possuem após sair do curso técnico integrado em Agropecuária. Os métodos de pesquisa foram baseados na pesquisa qualitativa com abordagem dialética, onde os sujeitos (discentes) responderam questionário de forma objetiva e através do método de roda de conversa, apresentaram suas percepções diante o curso e a instituição. Com essas discussões, foi possível concluir que o desempenho dos discentes não está apenas vinculados a seus interesses sobre ensino/aprendizagem, mas sim, podem ser influenciados e afetados pelas opiniões familiares, estrutura familiar e institucional e relação com professores e colegas de turma. Observou-se que a Instituição, bem como outras instituições federais do Brasil, não possui estrutura física especifica para se manter o curso na integra, a falta de laboratórios se perfazem como empecilhos para as atividades práticas dos alunos, porém, as visitas técnicas em áreas e locais de parceiros da Instituição, serviram como válvula de escape para o contato prático do discentes com o curso. Constatou-se ainda que, a maioria dos alunos do curso integrado de Agropecuária são de famílias de baixa renda, onde utilizam-se dos recursos ofertados pela Instituição para se manterem em tempo integral. No entanto, tal situação financeira dos discentes não afeta em suas percepções futuras. Dentro das percepções dos discentes observou-se que, após seu ingresso no curso de Agropecuária, eles iniciaram uma nova realidade escolar, onde deveriam se dedicar mais, além do que, passaram a formalizar opiniões mais criticas e perspectivas de um futuro melhor, caso se esforcem mais e busquem se profissionalizar. Atentou-se ainda, que é primordial para o desempenho acadêmico do aluno, seus relacionamentos com professores e entre seus colegas de classe. Com suas percepções, observou-se que o método de ensino dos professores são o que acarretam o interesse dos alunos nos conteúdos do curso. Portanto, conclui-se que a escola tem grande participação da decisão vocacional do discente, formando e delineando suas opiniões críticas e influenciando no seu desempenho escolar e pessoal.

Presidente - 1067747 - NADIA MARIA PEREIRA DE SOUZA
Interno - 386939 - LIA MARIA TEIXEIRA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - MARCELO PARAISO ALVES - IFRJ
Notícia cadastrada em: 08/08/2019 14:38