Banca de DEFESA: SÍLVIA MACHADO CITRINI

DISCENTE : SÍLVIA MACHADO CITRINI
DATA : 26/08/2019
LOCAL: Anfiteatro B

NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS: A PRÁTICA DA EXTENSÃO RURAL AGROECOLÓGICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DAS JOVENS AMAZONENSES

Juventudes, Extensão Rural, Mulher, Agroecologia.

A presente pesquisa analisa a interlocução entre as narrativas produzidas por cinco jovens alunas do Curso Integrado Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Tefé, e suas participações no Projeto de extensão “Mulheres da Floresta”. Com uma metodologia, predominantemente qualitativa, sob os pressupostos da análise de conteúdo, as entrevistas obtiveram como foco o acesso das memórias e aos elementos narrativos, por conseguinte, a identificação das experiências pelas jovens nas atividades propostas no determinado projeto. Face ao exposto, as categorias de análise foram organizadas em três eixos temáticos: Extensão Rural como lócus de aprendizagem significativa; O saber da experiência na Extensão Rural e Extensão Rural na Floresta Amazônica. Além disso, se pretendeu conhecer o perfil das jovens participantes abordando indicadores da vida social: motivo que as levou a estudar em um curso técnico, quais expectativas, necessidades educacionais, pessoais e profissionais. Com a investigação, também, intencionamos contribuir com o processo de identificação das concepções que permeiam a prática de Extensão e Comunicação Rural e como estas impactam a formação profissional. Os resultados obtidos foram a identificação de dez elementos narrativos — proximidade da FLONA, dinâmica das águas, emancipação feminina, práxis da exclusão, interação comunitária, laços afetivos e juventude, processo ensino/aprendizagem, atividade de campo, resultados do projeto e agroecologia — norteadores durante o processo de significação e compreensão das experiências advindas da prática extensionista. Considerando as limitações deste estudo, compreendemos que existiram relações entre o experienciado pelas jovens nas atividades do projeto de extensão rural e os saberes da experiência, relação expressada através dos elementos narrativos, quando contextualizados. A pesquisa, destacou as participações das alunas nas atividades de campo, a proposta de extensão rural dialógica, o (re)conhecimento das singularidades socioambientais e culturais da região, a conexão factual entre os conteúdos técnicos e o ambiente através das práxis, e o ser e estar jovem mulher ante aspectos socioculturais da região. Apontamos, assim, que além de ser uma alternativa viável para suplantar as atuais limitações de infraestrutura do Campus Tefé, as atividades de extensão rural são uma forma do Instituto Federal de Educação tem para reafirmar o seu compromisso com a comunidade amazonense, conferindo uma formação técnica/profissional em agropecuária concisa em prol do desenvolvimento e fortalecimento da cadeia primária na região Amazônica.

Interno - 386253 - ANA MARIA DANTAS SOARES
Interno - 1106017 - ADRIANA ALVES FERNANDES COSTA
Externo ao Programa - 2327924 - LUIZA ALVES DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - LUANA LUNA TEIXEIRA - IFRJ