Banca de DEFESA: JACKSON MITOSO ALHO

DISCENTE : JACKSON MITOSO ALHO
DATA : 27/08/2019
LOCAL: ppgea

ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DA PISCICULTURA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO E APREDIZAGEM NO CONTEXTO DO CURSO TÉCNICO EM RECURSOS PESQUEIROS DO INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS – CAMPUS COARI

Saberes tradicionais, Arranjo Produtivo Local, Ensino Aprendizagem.

Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciências e tecnologia do Amazonas Campus Coari (IFAM/CCO) com participação de 13 alunos do Curso Técnico de Recursos Pesqueiro na forma subsequente. O objetivo principal do trabalho foi analisar como os arranjos produtivos locais da piscicultura, seus saberes e competências contribuem na formação dos Técnicos em Recursos Pesqueiros do IFAM Campus Coari-AM, para tanto, lançamos mão da pesquisa-ação por meio de uma oficina pedagógica que exigiu uma estrutura de relação entre pesquisador e pessoas envolvidas no estudo da realidade do tipo participativo e coletivo. A oficina pedagógica aconteceu em dois momentos, sendo que o primeiro acorreu na Fazenda São Francisco envolvendo alunos, professores, produtores de peixes, onde foi desenvolvida atividade práticas do dia a dia do profissional Técnico em Recurso Pesqueiro. Em um segundo momento realizamos uma roda de conversas no IFAM Campus Coari, com alunos, professores, piscicultores e demais agente do Arranjo Produtivo da Piscicultura no município de Coari, na oportunidade foi discutido o processo de ensino e aprendizagem a partir das experiências em arranjos produtivos locais, em específico o da piscicultura, enfatizando a percepção dos discentes sob a ótica da relação entre conhecimentos científicos e tradicionais. Por meio dos resultados e a luz de autores como Paulo Freire e Edgar Morin, evidenciamos a importância dos saberes tradicionais na construção de um processo de ensino e aprendizagem capaz de sensibilizar e motivar os alunos a buscar o conhecimento apoiado a sua realidade local. Mediante esta compreensão reafirmamos a relevância deste trabalho para discente, professores, comunidade acadêmica do IFAM Campus Coari e Agentes do Arranjo Produtivo Local da Piscicultura, que passam a ter mais um instrumento que reforça a ideia de repensar os métodos de ensino empregados, que na maioria dos casos desconecto da realidade local do sujeito da ação.

Presidente - 387181 - ARGEMIRO SANAVRIA
Interno - 1125765 - SANDRA MARIA GOMES THOME