Banca de DEFESA: JUCILANE COSTA PIMENTA

DISCENTE : JUCILANE COSTA PIMENTA
DATA : 23/08/2019
LOCAL: programa de pós graduação em educação agrícola

A Educação Escolar na Comunidade Quilombola São Felix em Cantagalo - Minas Gerais

Educação Quilombola, Etnia, Cultura, Identidade.

O presenta estudo foi desenvolvido na Comunidade Quilombola São Felix na cidade de Cantagalo, no Estado de Minas Gerais, incluindo-se aí a Escola Municipal, que oferece de 1º ao 5º ano em Regime Seriado, objetivando analisarem princípio se a prática docente na escola tem contribuído para a manutenção e preservação das expressões culturais da referida Comunidade. Analisamos as expressões culturais das crianças regularmente matriculadas, de agosto de 2017 até maio de 2019, juntamente com seus costumes e representações culturais, onde percebemos escassez da valorização cultural em interface com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); além disso, não localizamos o registro da memória, da tradição, através das histórias contadas pelos mais velhos. Nesse sentido, a cultura e tradição do seu povo possivelmente poderá se perder com o tempo. A metodologia utilizada para a realização dessa pesquisa foi de abordagem qualitativa, que possibilitou ter uma visão mais ampla, da Comunidade Quilombola São Felix. Entrevistamos todos os docentes, discentes e seus familiares, somado de constate visitas na comunidade, seguido de registro fotográfico e no diário de campo, buscando sempre resposta para nossas inquietações, mas sempre adotando uma postura Epoché, buscando investigar a essência do estudo, não deixando que minha convicção de vida se torne promissora na pesquisa. Analisamos essas informações apreciando a legislação vigente para Comunidades Quilombolas consumando um referencial bibliográfico sobre a temática, aonde percebe- se a importância de se trabalhar o ensino e as competências, levando em consideração o saber, etnia e os hábitos predominantes da comunidade, nota-se que os docentes que atuaram na escola, durante a pesquisa, avistaram um olhar para a necessidade de se incorporar a cultura no ensino em sala de aula, possivelmente, muito ainda precisa ser feito, destaco em especial: Orientação Pedagógica, Suporte da Direção Educacional do Município de Cantagalo, Capacitação e Motivação Docente, atualização de equipe multidisciplinar, onde provavelmente consiga efetuar a inclusão do Quilombo na Educação,  na sociedade.

Presidente - 6387358 - EULINA COUTINHO SILVA DO NASCIMENTO
Externo ao Programa - 1001447 - FERNANDA FELISBERTO DA SILVA