Banca de DEFESA: DEILCE MUCA DE ARAÚJO

DISCENTE : DEILCE MUCA DE ARAÚJO
DATA : 23/08/2019
LOCAL: Instituto Federal do Amazonas, campus Manaus Zona Leste

A extensão como ferramenta de ensino e aprendizagem: estudo de caso nas comunidades agrícolas no entorno do Instituto Federal do Amazonas, Campus Itacoatiara

Extensão. Ensino e aprendizagem. Agricultura familiar. Processo produtivo

Este trabalho abordou a extensão como um processo educativo através da compreensão dos novos significados que possibilitam a aprendizagem de forma mais significativa, pela busca por resultados do ensino e aprendizagem e pelo impulso na construção de cidadania. A partir deste contexto, esta pesquisa foi desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Itacoatiara, tendo como participantes os alunos do Curso Técnico na Forma Subsequente em Agropecuária. Com o objetivo de analisar a contribuição das atividades de extensão na construção do conhecimento a partir das atividades desenvolvidas na agricultura familiar em comunidades no entorno do IFAM CITA. E especificamente, (i) verificar o conhecimento dos alunos em relação à agricultura familiar com foco no custo de produção de processos produtivos, (ii) caracterizar a produção nas localidades que contribuirão para a contextualização sobre custos de produção e (iii) demonstrar de forma contextualizada, como o conhecimento do custo de produção influencia na tomada de decisão dos processos produtivos da agricultura familiar. A pesquisa foi de cunho descritivo, com abordagem quali-quanti com dados obtidos por meio da pesquisa de campo. Os procedimentos e instrumentos de coleta de dados deu-se por meio de questionários, formulário, entrevistas e observação participante. As análises dos dados qualitativos deram-se a partir da descrição das falas dos entrevistados baseados na análise de conteúdo, seguido da categorização das falas e interpretação das inferências. Os dados quantitativos foram analisados com base em estatística descritiva e não paramétrica. O estudo foi desenvolvido em duas etapas: um grupo de dezessete estudantes do 3º módulo do curso Técnico em Agropecuária, em que foi identificado o conhecimento prévio em relação a agricultura familiar, o custo de produção durante o processo produtivo e o conhecimento construído a partir das atividades desenvolvidas, e a segunda, com dez agricultores, onde os alunos aplicaram formulário socioeconômico e realizaram uma palestra para apresentar os resultados obtidos na pesquisa de campo. A pesquisa analisou como as atividades de extensão desenvolvidas pelo IFAM CITA na agricultura familiar preparam seus alunos para o trabalho de campo, seja para uma atuação como técnico agrícola, extensionista ou consultor autônomo do setor agropecuário. A relevância da pesquisa reside na aproximação entre Instituição-Comunidade de forma a compreender a importância das articulações promovidas aos discentes pela prática das atividades de extensão. Ademais, a pesquisa evidenciou aos estudantes a contribuição dessas atividades como referência educativa e na possibilidade de associação entre teoria e prática. Sendo assim, o estudo demonstrou que ao participar de atividades de extensão o discente compreende melhor sua formação e o perfil profissional que se almeja construir através dessas práxis, pois esta lhe permite conhecer, interagir e ter novas experiências que farão significativas a sua aprendizagem.

Presidente - 1350628 - SANDRA REGINA GREGORIO
Externo à Instituição - CRISTOVÃO GOMES PLÁCIDO JÚNIOR - IFAM