Banca de DEFESA: RENATA GOMES DE LIMA MELO

DISCENTE : RENATA GOMES DE LIMA MELO
DATA : 22/08/2019
LOCAL: Instituto Federal do Amazonas, campus Manaus Zona Leste

Quintais Produtivos: Contextualizando a Formação Técnica em Agropecuária para as realidades Amazônicas na construção da Soberania e Segurança Alimentar

Educação, Autoconsumo; Sustentabilidade.

Promover a segurança alimentar é a principal função da agricultura para a sociedade. Nesse sentido, os Quintais Produtivos são considerados sistemas alternativos de complementação da demanda alimentar, além do potencial de sustentabilidade ecológica e sua importância torna-se ainda mais evidente quando sabemos que existe uma correlação positiva entre os produtos dos quintais e a frequência de consumo dos produtos pelas famílias. Considerando que os Quintais Produtivos analisados se encontram na região do Norte, localizada, por sua vez, no Amazonas, este trabalho propõe apreender as contribuições dos quintais produtivos na formação do técnico em agropecuária em relação à construção do conhecimento acerca da soberania e segurança alimentar em Tefé-AM. Esta é uma pesquisa básica, cujo caráter é descritivo e de abordagem qualitativa. Com o objetivo de obter informações sobre as características e opiniões de um determinado grupo de pessoas, realizou-se uma pesquisa-ação e foram utilizados alguns instrumentos de coleta de dados, a saber: roteiros de entrevistas, rodas de conversa, aplicação de questionários, transcrição das rodas de conversa e das visitas realizadas.  Como técnica de tratamento e análise de dados utilizamos a análise do discurso de algumas das falas dos sujeitos envolvidos na pesquisa durante os momentos das rodas de conversa, entrevistas, bem como quadros elaborados a partir dos questionários. Neste estudo, foram incluídas 4 famílias da Floresta Nacional (Flona) de Tefé bem como estudantes do curso técnico em agropecuária da forma integrada. Assim, como o trabalho envolveu a discussão sobre a contextualização da formação do Técnico em Agropecuária com os Quintais Produtivos, tivemos resultados obtidos através da pesquisa-ação, onde os moradores dos quintais selecionados tiveram a oportunidade de conhecer a importância e relevância das práticas agropecuárias realizadas em quintais produtivos além de trazer para o centro das discussões os conceitos de segurança alimentar e Quintais da realidade amazônica e os alunos tiveram a oportunidade de trocar saberes. Dessa forma podemos dizer que o conhecimento vai além dos quintais produtivos, pois o importante é a própria mudança do pensar, do fazer e aplicação de novos aprendizados, novas metodologias e técnicas pedagógicas relacionadas ao processo de educação de nossos alunos. Foi possível identificar que as famílias possuem a produção para o consumo de sua família, o que evidencia um aporte nutricional melhorado e complementa a segurança alimentar dessas famílias. As principais conclusões da pesquisa foi que é preciso compartilhar impressões e experiências, disseminando entendimentos diversos. Através da utilização de Oficina Pedagógica, foi possível perceber que os estudantes foram motivados a pensar e repensar conceitos estudados em sala de aula, a participação dos alunos permitiu o compartilhamento de experiências, fazendo com que houvesse assim a contextualização de conhecimentos da vivência de sala de aula dos alunos. Utilizar o quintal produtivo como uma ferramenta de aprendizado é enriquecedor para o processo educacional dos alunos. Esse subsistema contribui para a construção de conhecimentos sobre alimentação saudável, autoconsumo, venda, técnicas, uso de plantas medicinais, criação de animais. Com isso fica claro que o quintal não se limita a apenas um espaço de produção agrícola familiar, mas toma um novo direcionamento que amplia as suas dimensões. Portanto, com essa pesquisa fica evidente que para tornar a educação contextualizada, é preciso dar voz aos sujeitos, seja do campo ou da cidade, da instituição de ensino (docentes, discentes) e de outros sujeitos que tenham a boa intenção de somar com ideias novas e produtivas para assim aproximar o aprendizado que acontece na vida com o conhecimento repassado nas instituições de ensino. Dessa forma, teremos uma educação que fará mais sentido para todos.

Presidente - 1350628 - SANDRA REGINA GREGORIO
Interno - 1720967 - JORGE LUIZ DE GOES PEREIRA