Banca de DEFESA: AVÂNIA MARIA CORDEIRO DE ARAÚJO

DISCENTE : AVÂNIA MARIA CORDEIRO DE ARAÚJO
DATA : 23/08/2019
LOCAL: Instituto Federal do Amazonas, campus Manaus Zona Leste

Contribuições do Curso Técnico em Agropecuária, Modalidade EaD, na realidade dos egressos das Comunidades Ribeirinhas Arapapá e Pesqueiro no Município de Manacapuru-AM.

Educação Profissional. Comunidades Rurais. Práticas Agrícolas. Conhecimentos Técnicos.

Esta pesquisa teve por objetivo analisar a contribuição do curso Técnico em Agropecuária, Modalidade de Educação a Distancia (EaD), e seu processo de formação e desenvolvimento dos egressos em sua localidade. Os lócus da pesquisa foram às comunidades Costa do Arapapá e da Costa do Pesqueiro, no Munícipio de Manacapuru, Estado do Amazonas. O público alvo foram vinte e cinco alunos egressos do Curso Técnico em Agropecuária na modalidade de Educação a Distancia (EaD)  do Instituto Federal do Amazonas (FAM). A metodologia foi baseada nas abordagens qualitativa e quantitativa, sendo uma pesquisa exploratória, descritiva, estudo de caso e bibliográfica. Os instrumentos de coleta de dados foram dois questionários, um de Perfil e outro Investigativo e os participantes foram vinte cinco egressos do Curso Técnico em Agropecuária na Modalidade EaD nas comunidades ribeirinhas Costa do Pesqueiro e Costa do Arapapá. O projeto de pesquisa foi submetido ao comitê de Ética em Pesquisas do IFAM e obteve aprovação pelo Parecer n.º 3.291.523. Foi possível diagnosticar que quase todos residem na área rural e tem mais de trinta e um anos de idade, filhos de agricultores. Estudar via EaD era a forma de obter qualificação, conciliar trabalho e estudo sem ter que sair de suas comunidades, e posteriormente aplicar o que aprenderam na própria localidade, uma vez que são comunidades de base agrícola. O modelo EaD na área agrícola não corresponde com a especificidade da Política Nacional da Educação Agrícola. Constatou-se a falta de um número maior de aulas práticas, e visitas a campo para obtenção do conhecimento teórico prático mais aprofundado, a pouca quantidade de aulas de campo de forma prática deixa uma lacuna no aprendizado. Este modelo interessa ao aluno, mas deve ser revitalizado e deve incluir mais horas práticas ou visitas técnicas direcionadas. O resultado da pesquisa, é principalmente a atuação profissional na agricultura familiar e foram  constatado  que os saberes adquiridos, foram muito satisfatórios, certamente ainda há muito que melhorar como fazer parcerias com outras instituições como o IDAM, INPA, para a melhoria do curso. Estes órgãos que estão presente no Amazonas, sendo de base agrícola prática, biológica e florestal. Ressalta-se a importância do Curso Técnico em Agropecuária Modalidade EaD e de quanto os egressos são gratos pela possibilidade de terem estudado nesta instituição.

Presidente - 1350628 - SANDRA REGINA GREGORIO
Externo à Instituição - VANDERLEI ANTONIO STEFANUTO - IFAM