CONHECENDO OS INSETOS SOB A ÓTICA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
plantas atrativas, controle biológico, entomologia
As manifestações psicológicas que um inseto é capaz de causar nas pessoas vão desde de pavor, medo, nojo e repugnância. Os seres humanos acostumados a viver nas grandes cidades acabaram perdendo o contato com a natureza e perderam também a capacidade de identificar e discernir as reais funções dos seres vivos como os insetos. Prevalece ainda a ideia de que os insetos são indivíduos transmissores de doenças, destruidores de plantas e causadores de prejuízo econômico, ou seja, “pragas”. Essa ideia cada vez mais é reforçada pelos comerciais de televisão que colocam os insetos como alvo que deve ser exterminado com o uso dos inseticidas químicos, colocando-os como a uma solução mágica para resolver o dito problema, sem deixar transparecer os danos que estes inseticidas causam ao ser humano, ao meio ambiente e aos insetos não alvo. Este subliminar antiecológico tem repercussões nefastas ao meio ambiente, contribuindo para desvalorização da natureza. O objetivo desta pesquisa é o de conhecer as reações de um público escolar sobre insetos, aplicar um projeto escolar prático de educação ambiental como forma de se modificar os seus conhecimentos sobre o assunto e melhorar os sentimentos que esses alunos têm sobre os insetos. O trabalho foi feito com estudantes do último ano de três cursos: Técnico em Agropecuária, Técnico em Nutrição e Dietética e Bacharelado em Agronomia, do Instituto Federal de Minas Gerais campus São João Evangelista. O método escolhido para coleta de dados foi o grupo de discussão em sala de aula com transcrição de respostas a uma série de perguntas, trabalhos práticos no projeto de plantas atrativas com coleta e identificação dos insetos principalmente os, benéficos e aplicação de um questionário. Os principais resultados encontrados foram que os participantes pertencentes aos cursos técnico em agropecuária e curso Técnico em nutrição e dietética possuíam uma grande desinformação e mesmo aversão aos insetos, tendo-os como pragas de plantações e transmissores de doenças. Os participantes do Bacharelado em Agronomia não apresentaram essa aversão aos insetos visto os conhecimentos adquiridos durante o curso, Observou-se ainda que ao término do trabalho, nos grupos Agropecuária e Nutrição houve uma mudança significativa na concepção sobre os insetos, além da aquisição de novos conhecimento sobre as plantas atrativas que ambos integrantes dos grupos não conheciam.