PPGEA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA INSTITUTO DE AGRONOMIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MARINA MARTINS ARAÚJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARINA MARTINS ARAÚJO
DATA : 20/09/2019
HORA: 14:00
LOCAL: PPGEA
TÍTULO:

MÍDIAS DIGITAIS, ALUNOS REAIS: O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O PROTAGONISMO NA PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO


PALAVRAS-CHAVES:

Produção textual, Tecnologias digitais, Multiletramentos


PÁGINAS: 107
RESUMO:

O presente trabalho tem como objetivo investigar as possibilidades de desenvolvimento de multiletramentos dos alunos do curso técnico em Nutrição e Dietética integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), campus São João Evangelista, por meio do uso de tecnologias digitais durante as aulas de Língua Portuguesa. Assim, a proposta didática trata, especificamente, de estimular a produção de textos em vários gêneros de maneira colaborativa, e sua publicação em duas redes sociais. Unindo as novas tecnologias com a prática em sala de aula, espera-se que os alunos demonstrem maior interesse em produzir conteúdos digitais e estejam inseridos em uma proposta que amplie sua rede de comunicação e interatividade. Fundamentado nas teorias dos Letramentos Críticos e Multiletramentos, este trabalho traz um referencial teórico-histórico que propõe a discussão dos seguintes temas: multiletramentos, protagonismo do jovem discente na atualidade e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nos processos de ensino aprendizagem. Configurou-se como uma pesquisa qualitativa. Para a realização da pesquisa, buscou-se as técnicas e procedimentos metodológicos da pesquisa-ação, tornando possível que a vivência em sala de aula viesse à tona por meio da abordagem experimentada, observada, analisada e descrita através de gráficos que resultam da compilação de questionários aplicados aos alunos, gravação de áudios nas aulas, com observações e depoimentos dos participantes. Diante da análise dos dados obtidos, espera-se que o referido estudo venha contribuir para o surgimento de novas propostas acadêmicas, novas perspectivas capazes de transformar os espaços das instituições, ultrapassando os limites das unidades físicas para sua ampliação em ambientes virtuais. Espera-se, ainda, que o processo composto pelas linguagens e as formas de comunicação possam se desmistificar, buscando uma identificação e proximidade ao mundo do jovem educando que o protagoniza


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1878823 - SIMONE BATISTA DA SILVA
Externo ao Programa - 1794153 - FABRICIA VELLASQUEZ PAIVA
Externo à Instituição - MARCIA LISBOA COSTA DE OLIVEIRA - UERJ
Notícia cadastrada em: 30/08/2019 15:04
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