PPGEA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA INSTITUTO DE AGRONOMIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: LAERTE PEDROSO DE PAULA JÚNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LAERTE PEDROSO DE PAULA JÚNIOR
DATA : 25/09/2019
HORA: 14:00
LOCAL: PPGEA
TÍTULO:

entre as HISTÓRIAS DE PESCADOR E a ciÊNCIA DO CURSO TÉCNICO EM RECURSOS PESQUEIROS: encontros TRANSDISCiPLINARes EM MANACAPURU


PALAVRAS-CHAVES:

Protagonismo Discente; Conhecimento Transdisciplinar;  Prática Pedagógica.


PÁGINAS: 99
RESUMO:

Desde que se adotou o paradigma cartesiano de produção científica nas sociedades ocidentais, o conhecimento acadêmico científico vem mantendo um status de mais importante e verdadeiro, ao passo que saberes de comunidades locais vem sendo relegados a planos inferiores, como os das comunidades ribeirinhas. Desde o modelo cartesiano de escola os conteúdos sistematizados vêm sendo trabalhados nas diversas áreas altamente especializadas que, muitas vezes, não se comunicam entre si. Uma consequência desse modelo é que o discente em sala de aula aprende os mais diversos conteúdos sem perceber como eles se relacionam. O presente trabalho buscou investigar que produções de conhecimento poderiam surgir ao se entrelaçar o conhecimento produzido no IFAM Manacapuru no curso de Técnico em Recursos Pesqueiros com o conhecimento dos pescadores artesanais da cidade. Como metodologia de trabalho, foram usadas as técnicas de História Oral, com encontros entre os discentes do curso e os pescadores da comunidade urbana da cidade. Nesses encontros, os discentes se colocaram na posição de pesquisadores, deslocando-se da passividade dos bancos escolares que, no modelo tradicional de ensino, são o local de receber o conhecimento como se estivesse pronto. Assim, o objetivo geral dessa pesquisa foi investigar como os encontros entre estudantes e pescadores poderiam ser mecanismo de produção de conhecimento mais ampliado para ambos os sujeitos da investigação (discentes e pescadores artesanais), tendo o docente-pesquisador apenas como orientador do processo. Esta investigação teve a proposta de buscar a construção de um conhecimento transdisciplinar tanto para pescadores quanto para estudantes-pesquisadores, assim como para o docente-pesquisador. Foi possível concluir que os discentes se portaram como agentes ativos na produção do conhecimento e atuaram sem hierarquização de saberes, percebendo no outro a importância social, ao passo que os pescadores manifestaram satisfação em serem valorizados por sua história de vida. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1878823 - SIMONE BATISTA DA SILVA
Interno - 1528697 - BRUNO CARDOSO DE MENEZES BAHIA
Externo à Instituição - JOEL AUSTIN WINDLE - UFF
Notícia cadastrada em: 02/09/2019 11:46
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