Banca de DEFESA: THAMIRIS MONTEIRO NOGUEIRA PERRONE

DISCENTE : THAMIRIS MONTEIRO NOGUEIRA PERRONE
DATA : 29/10/2019
LOCAL: Instituto de Agronomia/PPGEA

UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO AGRÍCOLA NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AGRICULTURA FAMILIAR NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Palavras-chave: educação, meio Ambiente, campesinato.

Este trabalho foi desenvolvido por meio de um estudo de caso com integrantes do curso de agentes populares em Educação Ambiental do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (PEAAF) ocorrido na Secretaria de Meio Ambiente do Município de Pinheiral-RJ. O programa foi criado em 2012 através da luta da agricultura popular pelo fortalecimento da Agricultura Familiar e vem atuando em diversos pontos do país, auxiliando na promoção do desenvolvimento rural com conservação dos recursos naturais e a valorização do conhecimento dos povos do campo, das florestas e comunidades tradicionais. Foi feito uma análise do processo de formação conduzido pelos tutores do programa, a partir dos materiais fornecidos pelo Ministério do Meio Ambiente, órgão fomentador deste processo. Para responder tais pontos, foi realizado uma análise documental com a finalidade de observar o caminho traçado para a realização das atividades no que diz respeito aos conteúdos sobre às questões socioambientais que implicam direta e indiretamente na agricultura familiar. Realizamos entrevistas semiestruturadas com os formadores pretendendo compreender a visão ambiental a ser reproduzida por eles, e foram utilizados questionários semiabertos com os alunos com a finalidade de nos permitir perceber o alcance atingido por eles durante o processo. Observou-se assim a corrente da ferramenta utilizada para abordar a Educação Ambiental, juntamente com a reflexão dos alunos frente aos conteúdos abordados. Desta forma, os alicerces conceituais foram definidos partir dos dados empíricos e documentais que instrumentalizaram a seleção de autores correspondentes à temática. Os principais desafios encontrados foram a dificuldade dos agricultores em acompanhar o curso e assim sua conclusão. Conclui-se que o material fornecido juntamente com a condução feita pelos formadores considerou a direção pretendida no programa, e contemplou a corrente observada.

Presidente - 386939 - LIA MARIA TEIXEIRA DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 2257800 - FABIANA DE CARVALHO DIAS ARAUJO
Externo à Instituição - CLÁUDIA DOS REIS FERREIRA - CEDERJ
Notícia cadastrada em: 21/10/2019 15:07