Banca de DEFESA: SEVERINA RAMOS TELÉCIO DE SOUZA

DISCENTE : SEVERINA RAMOS TELÉCIO DE SOUZA
DATA : 30/10/2019
LOCAL: Anfiteatro B

NARRATIVAS DOS ESTUDANTES: SENTIDOS SOBRE O CURRÍCULO DO CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA, MODALIDADE PROEJA DO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ - IFAP.

Narrativas, Currículo, Educação de Jovens e Adultos, PROEJA.

O presente estudo teve como objetivo principal identificar e analisar as narrativas dos estudantes acerca dos sentidos que possuem sobre o currículo do Curso Técnico de Nível Médio, na forma Integrada, Modalidade PROEJA do Instituto Federal de Educação, Ciências Tecnologia do Amapá. Os discentes foram os participantes desta pesquisa caracterizada como predominantemente qualitativa. O procedimento metodológico se fez através de três encaminhamentos: investigação com base em documentos, questionário e entrevista semiestruturada. As fases assim se constituíram: (i) a primeira foi a documental que analisou o Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Logística do Campus Santana, com objetivo de compreender a estrutura organizacional do Projeto Político do Curso, especificamente a matriz curricular, (ii) a segunda se fez por intermédio da aplicação de um questionário que identificou o perfil socioeconômico dos sujeitos do contexto da investigação e por fim (iii) a terceira fase   selecionou criteriosamente os estudantes que seriam alvo da aplicação do instrumento entrevista semiestruturada, está organizada por eixos temáticos que potencializaram a verbalização das narrativas em relação ao currículo. Rigorosamente, buscou-se compreender quais falas os alunos tinham a dizer sobre o currículo. Em linha com os objetivos traçados também procurou-se compreender os elementos que perpassaram o cotidiano das práticas pedagógicas na efetivação deste currículo prescrito. À luz do instrumento denominado analise de conteúdo os resultados indicaram a relevância de se considerar as expectativas e necessidades apontadas pelo alunado, sendo as tais narrativas constituídas de indicadores de permanência e evasão de modo complexo e contextual. A partir dos resultados obtidos foi possível compreender a relevância que esse currículo representa para os jovens e adultos do PROEJA, não só para sua formação profissional, mais também a pessoal e humana: o desejo de elevar a sua escolaridade,  a perspectiva de que, após a conclusão do curso, novas oportunidades surjam no sentido de melhorar de vida, pois consideram que o IFAP possui excelência em qualidade de ensino.

Interno - 386253 - ANA MARIA DANTAS SOARES
Interno - 1106017 - ADRIANA ALVES FERNANDES COSTA