Banca de DEFESA: PAULO SANDRO RAMOS DE OLIVEIRA

DISCENTE : PAULO SANDRO RAMOS DE OLIVEIRA
DATA : 02/12/2019
LOCAL: PPGEA IA

O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO E O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR

Palavras chaves:  Formação Docente, Gestão da Educação, Avaliação da Pós-Graduação.

RESUMO

OLIVEIRA, Paulo Sandro Ramos de. O Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e o Processo de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, 2019. 117f. Dissertação. Mestrado em Educação Agrícola. Instituto de Agronomia. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica-RJ.

A pesquisa teve como objetivo de estudo o processo de avaliação realizada pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola e sua atuação na qualidade do ensino público brasileiro. Esse estudo seguiu um caráter de análise teórica, documental, quantitativo e qualitativo, realizado por meio da comparação e observação dos dados do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), entre os anos de 2013 – 2016 com os critérios definidos pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES), cujos resultados da avaliação foram publicados na Plataforma Sucupira em 2017. O objetivo geral deste trabalho foi destacar a importância do Programa na Área de Educação e Gestão dentro do panorama nacional do ensino brasileiro, em comparação ao Relatório de Avaliação da CAPES em 2017, referente ao quadriênio 2013-2016. A primeira fase da pesquisa constituiu-se de estudo teórico documental por meio dos autores de base e através do exame de dados fornecidos ao Relatório de Avaliação da CAPES, obtidos na secretaria do PPGEA. Na segunda fase foram realizados estudos comparativos e percentuais por meio da construção de tabelas e quadros numéricos expressando resultados potenciais e qualitativos referentes ao quadriênio da avaliação em 2017. Através desses parâmetros, concluiu-se que o PPGEA vem alcançando seus objetivos de qualidade e desenvolvimento dentro da Pós-Graduação e possui grande importância se comparado aos outros programas da UFRRJ, destacando-se pelos seus métodos utilizados no ensino e formação de mestres e pela sua expansão nacional, principalmente na Região Norte do Brasil.

Presidente - 1067747 - NADIA MARIA PEREIRA DE SOUZA
Interna - 1032974 - LIZ DENIZE CARVALHO PAIVA
Externa à Instituição - JANE RANGEL ALVES BARBOSA - UCB
Notícia cadastrada em: 28/11/2019 15:15