Banca de DEFESA: ANTONIO VIEIRA LIMA

DISCENTE : ANTONIO VIEIRA LIMA
DATA : 11/12/2019
LOCAL: IFMG SAO JOAO EVANGELISTA

Moringa oleifera Lam., DIFUSÃO EDUCACIONAL E AVALIAÇÃO DE GANHO DE PESO EM BOVINOS NO INSTITUTO FEDERAL MINAS GERAIS CAMPUS SÃO JOÃO EVANGELISTA.

desempenho, feno de moringa, pecuária. Educação agrícola

Com o objetivo de constituir uma área demonstrativa, isto é, um laboratório vivo a ser utilizado com função de consolidar o ensino a pesquisa e extensão, foi implantada no IFMG-SJE, nos meses de junho e julho de 2018, uma lavoura de Moringa Oleífera de um (01) hectare em uma área denominada “Demanda”, caracterizada pelo solo plano e fertilidade média.  Utilizou-se na semeadura em sistemas adensado 10 kg de sementes, e produção estimada em cem mil (100.000) plantas.

Para avaliar o desempenho em ganho de peso os bovinos da raça Girolando foram suplementados com feno de Moringa Oleífera. Os grupos experimentais foram constituídos de 16 bezerras com idade aproximada de 180 dias, com peso corpóreo médio de 127 Kg, e alocadas em quatro tratamentos (T): T1) 0,0%, T2) 0,2%, T3) 0,4% e T4) 0,6%. Estas concentrações expressam a quantidade de feno de M. oleífera, adicionada à quantidade padrão de ração farelada de 2 Kg, em relação à massa total do animal, ou peso vivo animal (PV).  O desempenho foi avaliado por meio do ganho de peso; do crescimento corpóreo, via medições da altura da garupa. Adotou-se o delineamento experimental em blocos inteiramente casualizados, com quatro tratamentos e quatro repetições, sendo cada unidade experimental representada por um animal. Os dados organizados de forma acumulativa foram submetidos à análise de regressão não linear através do método iterativo de Levenberg-Marquardt. O modelo logístico de três parâmetros foi ajustado para cada tratamento para a estimativa do crescimento acumulado por animal em altura (cm) e massa (kg) em função do tempo, em dias. Optou-se pelo modelo logístico em virtude da sua fundamentação biológica e facilidade de interpretação de seus parâmetros.

As maiores estimativas em termos de altura e massa foram verificadas no tratamento T3 (0,4% de feno de M. oleífera). Entretanto, pouca diferença da estimativa de massa aos 60 dias após instalação experimental foi observada entre os tratamentos T3 e T4.

O desempenho das bezerras demamadas foi influenciado positivamente com a adição do feno de moringa à ração farelada.

Palavras-chave: desempenho, feno de moringa, pecuária. Educação agrícola

Presidente - 387181 - ARGEMIRO SANAVRIA
Externo à Instituição - JOSE ROBERTO DE PAULA
Externa à Instituição - PATRICIA LAGE