PPGEA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA INSTITUTO DE AGRONOMIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MARIA LEILZA PIRES SIQUEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA LEILZA PIRES SIQUEIRA
DATA : 30/08/2018
HORA: 11:00
LOCAL: SEDE DO PPGEA
TÍTULO:

 Políticas públicas de educação inclusiva: desafios à escolarização profissional do público-alvo da educação especial - Campus Boa Vista/IFRR


PALAVRAS-CHAVES:

Políticas públicas educacionais. Educação especial. Educação inclusiva. Educação profissional.


PÁGINAS: 98
RESUMO:

 

Esta pesquisa investigou políticas públicas na educação inclusiva, no âmbito da modalidade educação especial, tendo como lócus de pesquisa o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima/Campus Boa Vista. Buscou-se ao logo desse estudo compreender os desafios à escolarização profissional dos estudantes, público alvo da modalidade citada.  Discutiu-se, ainda, o movimento da educação inclusiva no processo de acesso, permanência e sucesso dos estudantes público alvo da educação especial, considerando, para isso, a década de 1990 até os dias atuais. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com análise de documentos nacionais normativos e orientadores sobre inclusão educacional; bem como, documentos institucionais do âmbito da pesquisa. Adotou-se como instrumento de coleta de dados questionário de caracterização dos sujeitos e entrevista semiestruturada. Foram entrevistados sete gestores que contribuíram com a pesquisa naidentificação das concepções e ações político-pedagógicas/inclusivas propostas para o público-alvo da Educação Especial na Educação Profissional Técnica de nível médio. Trabalhou-se os dados sob a perspectiva de análise de conteúdo, baseando-se no pensamento de Laurence Birdan. Constatou-se que há iniciativas no Campusde ações inclusivas; porém, a pesquisa aponta que entre os desafios para a inclusão educacional está a escassa adesão por parte dos docentes para serem partícipes da inclusão; bem como, o número reduzido de profissionais qualificados para trabalhar com o público-alvo da modalidade discutida. Contudo, a maioria dos participantes considera a instituição inclusiva, mas reconhece que há muito a ser feito para atender aos objetivos da educação especial. A pesquisa nos mostra também que no meio acadêmico ainda é forte a resistência dos educadores quanto à inclusão do público-alvo da educação especial no ensino técnico profissional.     

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2572431 - ALLAN ROCHA DAMASCENO
Externo à Instituição - FÁTIMA NIEMEYER DA ROCHA - UFRJ
Interno - 1043457 - SILVIA MARIA MELO GONCALVES
Notícia cadastrada em: 30/07/2018 15:29
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-node1.ufrrj.br.producao1i1