PPGEA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA INSTITUTO DE AGRONOMIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: WILMA MORAES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WILMA MORAES
DATA : 30/08/2018
HORA: 13:30
LOCAL: Sede do PPGEA
TÍTULO:

SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES ACERCA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA, CAMPUS BOA VISTA


PALAVRAS-CHAVES:

Adolescência, Bem-estar, Educação Positiva 


PÁGINAS: 83
RESUMO:

A presente pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – Campus Boa Vista, e teve como objetivo avaliar a satisfação dos estudantes acerca das relações interpessoais vivenciadas no Campus. Nesse estudo, foi adotado o referencial teórico da Psicologia Positiva que preconiza a ênfase nos sentimentos positivos, como satisfação, felicidade e esperança, valorizando o exercício das forças e virtudes pessoais visando promover o bem-estar humano. Propõe, desta forma, que os domínios centrais do bem-estar sejam implantados nas escolas: emoções positivas, engajamento positivo, realização positiva, propósito positivo e relacionamentos positivos, como forma de promover o bem-estar dos alunos e aprimorar a aprendizagem. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa e exploratória, e os participantes foram 54 estudantes do Campus Boa Vista, matriculados no 1º ano do ensino técnico integrado ao Ensino Médio, no regime integral, com faixa etária de 15 a 18 anos, de ambos os sexos, residentes no município de Boa Vista. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário, composto por 14 perguntas abertas.  Para os estudantes com idade inferior a 18 anos foi necessária a autorização prévia dos pais ou responsáveis e a anuência deles. Todos os participantes aceitaram participar da pesquisa, tendo sido garantido anonimato e sigilo absoluto. As respostas do questionário foram categorizadas em frequências simples e percentuais de acordo com a análise de conteúdo. Os resultados obtidos corroboram com os estudos teóricos que apontam os benefícios de uma educação positiva pautada num ambiente de confiança, cuidado e respeito e de como as relações interpessoais são importantes no processo educacional do adolescente, contribuindo para a adaptação ao ambiente acadêmico e para a satisfação na escola, refletindo de forma favorável na aprendizagem. Foi possível concluir que a interação entre os adolescentes no ambiente escolar mostra-se favorável ao desenvolvimento social e psíquico e que eles priorizaram as relações interpessoais saudáveis e positivas que promovem um ambiente acadêmico agradável, prazeroso e oportuno ao processo de ensino-aprendizagem. Há necessidade de outras pesquisas que gerem informações sobre o regime integral e seus impactos na vida pessoal e acadêmica dos estudantes, visto ser uma modalidade nova implantada na Rede Federal, que ocorre concomitantemente com período de transição do Ensino fundamental para o Médio e no momento em que estão vivenciando a adolescência


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1043457 - SILVIA MARIA MELO GONCALVES
Interno - 2572431 - ALLAN ROCHA DAMASCENO
Externo à Instituição - FÁTIMA NIEMEYER DA ROCHA - UFRJ
Notícia cadastrada em: 31/07/2018 09:02
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