Banca de DEFESA: TATIANA PEREIRA SODRÉ

DISCENTE : TATIANA PEREIRA SODRÉ
DATA : 21/08/2018
LOCAL: SEDE DO PPGEA

CONTEXTO DE TRABALHO, SAÚDE DOS DOCENTES E MEDIDAS ORGANIZACIONAIS DOS CAMPI AGRÍCOLAS DO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA

Contexto de Trabalho e Saúde Docente; Ensino Profissional e Agrícola; Políticas Públicas.

No presente estudo buscamos compreender o contexto de trabalho e a saúde dos docentes dos campi agrícolas do IFRR para esboçarmos indicadores dessa realidade e contribuirmos para o norteamento da decisão dos sujeitos sociais envolvidos, na garantia da qualidade de vida no trabalho, especialmente para as particularidades do meio rural. A pesquisa foi desenvolvida a partir da abordagem quantitativa e qualitativa, tendo como sujeitos os docentes do IFRR/ Campus Amajari e Campus Novo Paraíso e seus respectivos gestores. O tratamento e análise dos dados seguiram as técnicas de análise exploratória, estatística descritiva e análise de conteúdo. Com base no referencial teórico levantado foi possível configurar o contexto de trabalho docente de forma a compreender a institucionalização do ensino enquanto trabalho e a profissionalização docente ao longo dos anos até os dias atuais, com suas especificidades do ensino agrícola e da rede federal de educação e tecnologia, para posteriormente possibilitar o entendimento sobre o processo saúde-doença em sua prática profissional. Por meio da aplicação de questionário aos sujeitos participantes, levantamento dos documentos da instituição sobre a temática e dos dados de adoecimento via SIASS, a pesquisa possibilitou no âmbito dos campi agrícolas do IFRR traçar o perfil socioprofissional, de saúde e do contexto de trabalho dos docentes, assim como identificar as medidas organizacionais adotadas pelo IFRR em prol da saúde e segurança do trabalho dos servidores. Nas considerações finais são assinaladas algumas ponderações importantes sobre o processo da saúde e segurança do trabalho dos docentes do IFRR como possibilidades de suprir as carências identificadas nos dados da pesquisa e nos autores citados, bem como concretizar a legislação vigente para uma QVT sustentável, buscando resgatar o foco do trabalho como fonte de prazer e sinônimo de qualidade de vida.

Presidente - 387181 - ARGEMIRO SANAVRIA
Externo à Instituição - MARCOS AGUIAR DE SOUZA - UFRJ
Interno - 1125765 - SANDRA MARIA GOMES THOME
Notícia cadastrada em: 03/08/2018 09:22