Inclusão Escolar. Educação do Campo. Necessidades Educacionais
Especiais.
O presente trabalho teve como objetivo analisar a proposta pedagógica de Educação Especial
da Escola Municipal de Agroecologia Vale do Tinguá, Nova Iguaçu-RJ, bem como identificar
as estratégias pedagógicas da equipe da escola com relação a inclusão dos estudantes com
necessidades educacionais especiais. Na metodologia, realizou-se um estudo descritivo com
abordagem qualitativa, no qual se entrevistou nove professores que atuam com esses alunos.
Para isso, foi utilizado como instrumento de coleta de dados, um roteiro de entrevista
semiestruturado com questões abertas e dialógicas com o grupo pesquisado. Concluímos que
para haver educação inclusiva no campo é necessário que se compreenda a interlocução entre
as duas temáticas educacionais: educação do campo/inclusão, que a partir desta seja
construída uma prática pedagógica dentro da realidade educacional brasileira, que possibilite,
uma efetiva inclusão desses alunos nas classes regulares. Constatamos que o espaço do
ensino/aprendizagem dentro da Educação Especial numa perspectiva inclusiva deve ser
efetivamente espaços dialógicos que busque permanentemente a permanência dos alunos,
perpetrando, desse modo, uma estrutura física acessível, adaptações pedagógicas para o aluno
com necessidades educacionais especiais, respeitando a particularidade local/ espacial da
escola, e investindo na formação continuada docente, a fim de consolidar, efetivamente, a
educação para todos.