Banca de DEFESA: MARICÉLIA CARVALHO MOREIRA LEITE

DISCENTE : MARICÉLIA CARVALHO MOREIRA LEITE
DATA : 30/08/2018
LOCAL: Sede do PPGEA

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA-CAMPUS BOA VISTA: NA CONCEPÇÃO DOS ALUNOS BENEFICIÁRIOS

Assistência Estudantil, Educação Profissional, Políticas Públicas

Esta dissertação traz como foco de estudo a Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima-Campus Boa Vista. O objetivo geral foi investigar a assistência estudantil na perspectiva dos discentes beneficiários do auxílio transporte do IFRR Campus Boa Vista, no que se refere à permanência, desempenho acadêmico e funcionalidade da referida política no cenário da Rede Federal de Educação Profissional. A relevância deste estudo se dá na medida em que as ações da Política de Assistência Estudantil vêm sendo executada como forma de melhorar o desempenho acadêmico, diminuir os índices de evasão e/ou retenção e garantir o acesso democrático e a permanência com qualidade a todos os seus estudantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, cujos participantes foram 37 estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, de ambos os sexos, na faixa etária entre 14 e 17, com renda familiar per capita de até 1,5 (um salário mínimo e meio) e que foram contemplados com o auxílio transporte no período de 2015 a 2017. Como instrumentos de coletas de dados, foram utilizados um questionário misto, composto por 12 perguntas no intuito de obter, ao mesmo tempo, resposta objetivas e diretas e respostas na dimensão subjetiva a partir da percepção dos participantes quanto ao atendimento real de suas necessidades, buscando, deste modo, qualidade de informação do processo em curso; e análise documental a partir da verificação do perfil socioeconômico dos estudantes, tendo em vista que a instituição já dispunha dessas informações. Os dados do questionário foram categorizados pela análise de conteúdo e por meio de gráficos e tabelas divididas em dois tópicos. O presente estudo apontou que, apesar de pouca clareza dos estudantes beneficiários acerca da Política de Assistência Estudantil, a mesma efetiva-se como direito social, fundamentando-se na equidade de oportunidade e de permanência aos estudantes.

Interno - 2572431 - ALLAN ROCHA DAMASCENO
Externo à Instituição - FÁTIMA NIEMEYER DA ROCHA - USS
Presidente - 1043457 - SILVIA MARIA MELO GONCALVES
Notícia cadastrada em: 27/08/2018 09:30