Banca de DEFESA: WILLAMS LOPES PEREIRA

DISCENTE : WILLAMS LOPES PEREIRA
DATA : 29/08/2018
LOCAL: PPGEA

PROPOSTAS EDUCATIVAS NA SOLUÇÃO DOS PROCESSOS EROSIVOS E A ANTROPIZAÇÃO NA TERRA INDÍGENA TRÊS CORAÇÕES NO MUNICÍPIO DE AMAJARI – RORAIMA

Educação Ambiental, Meio Ambiente, Erosão

Processos erosivos têm sido observados ao longo das principais estradas de acesso ao norte do estado de Roraima: da erosão laminar superficial a grandes voçorocas. O município de Amajari, fazendo parte desse contexto, apresenta como processo marcante de ocupação o crescimento desordenado, em virtude dos vários ciclos econômicos que culminam em sérios problemas ambientais, entre eles, as erosões dos solos. O objetivo desta pesquisa é analisar as percepções dos alunos frente aos processos de erosão de solos que ocorrem na Comunidade Indígena Três Corações (CITC), município do Amajari/Roraima, e as possibilidades de recuperação desses solos por meio da Educação Ambiental, envolvendo os estudantes do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio do IFRR no Campus Amajari. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e participativa, onde foram utilizadas várias tecnicas de levantamento de dados: aplicação de questionários, Roda de Conversas, visitas de campo e oficinas com estudantes e seus respecitvos pais. Podemos concluir que o Instituto Federal, assim como outros espaços de educação, deve romper com o modelo tradicional de educação, principalmente ao tratar dos problemas ambientais, inserindo os futuros profissionais de agropecuária nos motivos dos processos erosivos. Assim, a Educação Ambiental deve ser trabalhada de forma transversal e integradora. Percebemos que o agravamento dos quadros de erosão dos solos na CITC está ligado à falta de informação dos envolvidos. Esse fato implica negativamente na qualidade de vida da população local.

Interno - 386253 - ANA MARIA DANTAS SOARES
Presidente - 1720967 - JORGE LUIZ DE GOES PEREIRA
Externo à Instituição - SÉRGIO LUIZ ALVES DA ROCHA - UERJ
Notícia cadastrada em: 28/08/2018 15:21