Banca de DEFESA: REGILANIA DA SILVA LUCENA

DISCENTE : REGILANIA DA SILVA LUCENA
DATA : 21/09/2018
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola

A ETNOMATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE CASAS E INSTALAÇÕES RURAIS NO SÍTIO PALMEIRINHA EM CRATO-CE

Etnomatemática. Construções rurais. Formação inicial de professores. Ensino de matemática.

Neste trabalho são apresentados resultados de uma pesquisa sobre a etnomatemática presente nas construções rurais no Sítio Palmeirinha em Crato – Ceará. Pretendemos fazer a troca de saberes entre alunos em formação inicial de professores e a comunidade, analisando como os conhecimentos matemáticos dos sujeitos envolvidos nesses dois espaços se manifestam tornando-os capazes de agir e interagir socialmente. Para isso descrevemos alguns elementos etnomatemáticos presentes nas instalações rurais e verificamos como estes se relacionam com o saber matemático na formação inicial de professores. A metodologia de pesquisa utilizada se caracteriza como sendo qualitativa, de campo. Os procedimentos que fazem parte da metodologia são observação direta na comunidade, utilização de entrevistas com agricultores e alunos da formação inicial de professores, registros em diário de campo, gravações de áudio e de vídeo. Através da aplicação de instrumentos como entrevistas, assim como gravação de áudio durante as visitas à comunidade, foi possível produzir dados, que nos levaram a inferir que os agricultores, que trabalham com construções na comunidade, se apropriam de conhecimentos etnomatemáticos que foram gerados e difundidos, ao longo de gerações, pela própria comunidade, ora por necessidade de subsistência e de desenvolvimento local, ora pela necessidade de entrar no mercado profissional. Os agricultores sujeitos da pesquisa afirmam que pouco frequentaram a escola e que a matemática que utilizam nas construções aprendem uns com os outros, na troca de saberes entre os sujeitos da comunidade. Os alunos da licenciatura chegaram à conclusão de que torna-se importante validar no contexto escolar, os conhecimentos etnomatemáticos oriundos da prática do homem do campo. Todos os sujeitos da pesquisa chegaram a conclusão de que a pluralidade de conhecimentos, sejam eles institucionalizados ou não, enriquece o saber/fazer de cada sujeito.

Presidente - 549.417.927-34 - JOSE ROBERTO LINHARES DE MATTOS - UFF
Interno - 756.340.407-44 - SANDRA MARIA NASCIMENTO DE MATTOS - OUTRO