Banca de DEFESA: MARINA FONSECA DE SOUZA

DISCENTE : MARINA FONSECA DE SOUZA
DATA : 09/10/2018
LOCAL: Sede PPGEA/Seropédica

O POTENCIAL DA AGRESSIVIDADE PARA O PROCESSO EDUCATIVO: UM ESTUDO DE CASO À LUZ DA TEORIA DE WINNICOTT NA REDE PÚBLICA DE MAGÉ, RIO DE JANEIRO

Winnicott; Agressividade; Criatividade; Formação.

Este trabalho tem o propósito de contribuir para a elucidação dos debates em torno das práticas e modelos pedagógicos presentes no espaço escolar. Buscando entender a escola como um espaço que oportunize o desenvolvimento da potencialidade criativa. Entre os vários desafios da escola, e, sobretudo da escola pública brasileira, temos a questão das violências materiais e simbólicas. E, diante desse cenário parece urgente promover debates e reflexões teóricas que viabilizem pensar na instituição escolar e as práticas que são desenvolvidas nestes ambientes. A teoria winnicottiana pode favorecer, ao nosso juízo, a reflexão sobre os meios e vias nos quais se estabelece as posturas agressivas, diferenciando essas dos atos de agressão. Nos parece importante essa diferenciação, uma vez que, essa agressividade pode ser aproveitada no espaço escolar e incentivada para a criação. Partindo desta compreensão, consideramos que essa reflexão pode favorecer a criação de espaços escolares “suficientemente bons”, que ajudem aos sujeitos, docentes e discentes a desenvolverem seus potenciais criativos e a própria construção do conhecimento escolar.

Presidente - 1839674 - WANDERLEY DA SILVA
Interno - 387745 - ROSA CRISTINA MONTEIRO
Externo à Instituição - RENATO DA SILVA - Unigranrio
Notícia cadastrada em: 17/09/2018 14:00