Banca de DEFESA: ERALDO DA SILVA FERNANDES

DISCENTE : ERALDO DA SILVA FERNANDES
DATA : 21/09/2018
LOCAL: SEDE DO PPGEA

Uma análise sobre o impacto do curso de produtores de derivados do leite no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC – nos municípios de Campos dos Goytacazes e Japerí – Rio de Janeiro.

Trabalhadores Rural; PRONATEC & Técnico em Agropecuária

A relação entre qualificação para o trabalho e a educação tem sido nas últimas décadas um dos grandes desafios para o desenvolvimento das práticas agrícolas no campo, isso porque não há como superar tais desafios sem a inserção de novas abordagens educativas que contribuam para a aprendizagem de seus atores sociais – os trabalhadores rurais. Neste sentido as inúmeras discussões em torna da educação de jovens e adultos das áreas rurais tem atravessado um denso e profundo debate em torno das dimensões econômicas, sociais, históricas e ambientais que perpassam essa formação dos trabalhadores locais. Desta forma boa parte desse debate, encontra-se a crítica à dicotomia entre a educação voltada para uma educação “compensatória” e de desenvolvimento para a produção dessas áreas e ao mesmo tempo uma educação inclusiva e de recuperação da história local dessas regiões, além do indicativo das conseqüências que esse tipo de educação gera e gerou em nossa sociedade. A presente pesquisa se propôs a identificar a contribuição do curso de produtores de derivados do leite, implementados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – o PRONATEC, oferecido pelo Colégio Técnico da Universidade Rural – CTUR, nas comunidades agrícolas em Japerí e Campos dos Goytacazes ambas no Rio de Janeiro. Com isso, objetivou-se averiguar, dentro do universo discentes que esse curso formou o impacto  social e econômico local de ambas comunidade e ainda identificar como a prática educativa estudada contribuiu para a aplicabilidade do que estudaram durante o curso em suas atividades profissionais cotidianas. A fim de alcançar esse objetivo, a metodologia de campo proposta foi dividida em duas etapas. A primeira delas foi através de entrevistas onde a narrativa pessoal serviu de aporte para identificar os discentes que concluíram o curso dos quais foram efetivamente localizados, dentre os quais destacamos 11 na comunidade em Japerí e 08 na comunidade de Campos dos Goytacazes. A eles, foi aplicado um questionário com perguntas semi estruturadas e abertas oportunizando o breve relato pessoal. Dentre o universo dos trabalhadores envolvidos na pesquisa observamos que na comunidade em Japeri todos os discentes que concluíram o curso eram do sexo feminino, o que sinalizou uma profunda reflexão sobre a relevância do papel das mulheres no desenvolvimento das  economias em comunidades rurais e ao mesmo tempo a manutenção familiar de subsistência por meio da formação técnica. Finalmente, esse estudo foi realizado sob a orientação do Paradigma Indiciário, as conclusões basearam-se não apenas nas respostas dos questionários e entrevistas, como também nos indícios observados em campo durante o processo de coleta dos dados. Uma das principais conclusões da pesquisa é que o curso não alcançando o público-alvo de formação da área mais ampla, que são os produtores rurais que atuam como um todo de ambas as regiões envolvidas. Além disso, concluiu-se que os trabalhadores que de fato atuam na produção desses derivados, após o período de formação, avaliam que os conhecimentos construídos durante o curso deram a base para o aumento e qualificação técnica em suas atuações profissionais que são sua principal ferramenta de trabalho e sustento.

Presidente - 386938 - JOAO BATISTA RODRIGUES DE ABREU
Externo ao Programa - 2223829 - VALDEMIR LUCIO DURIGON