Banca de DEFESA: BRENDA LOPES HOORNWEG VAN RIJ

DISCENTE : BRENDA LOPES HOORNWEG VAN RIJ
DATA : 28/02/2020
LOCAL: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

ANSEIOS E EXPECTATIVAS DOS ALUNOS RURAIS DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM AGROPECUÁRIA DO CAMPUS PRESIDENTE FIGUEIREDO/AMAZONAS

Juventude Rural, Educação, Agricultura Familiar, Políticas Públicas.

O grande desafio para o Brasil e outros países com grande potencial na agricultura familiar é o de criar as condições necessárias para que os jovens, se assim desejarem, possam permanecer no campo e nas florestas, em condições dignas e com oportunidades equivalentes às dos jovens que vivem nos centros urbanos. Portanto, esta pesquisa pretende analisar os relatos dos jovens do Curso Técnico Integrado em Agropecuária do Campus Presidente Figueiredo sobre seus anseios e expectativas, pautando-se em duas vertentes investigativas. A princípio em uma revisão histórica e conceitual da modernização da agricultura familiar no Município de Presidente Figueiredo, buscando nesta, os processos de espacialização em terrenos que abrigaram fenômenos de êxodo rural. E, em um segundo momento, na apresentação do caso da juventude rural e suas perspectivas em busca da formação Acadêmica e Técnica nos Institutos Federais a fim de melhorar a qualidade de vida de seus familiares. A presente pesquisa tem caráter qualitativo, exploratório-descritivo. Realizamos observações de campo, utilizando da técnica de grupo focal e entrevistas semiestruturadas com 19 jovens rurais, na faixa etária de 14 a 16 anos, filhos de produtores rurais, estudantes do Instituto Federal do Amazonas Campus Presidente Figueiredo, matriculados nas séries 1ª e 2ª do ensino médio Técnico Integrado em Agropecuárias, sendo 9 homens e 10 mulheres. Podemos concluir que os jovens pesquisados vislumbram uma vida diferenciada de seus pais, buscam melhor qualidade de vida, educação e salário, em muitos casos almejam sair do campo em busca de seus ideais, o fato de saírem do campo, de escolherem para si uma vida diferenciada daquela vivida por sua família, não interfere na ideia de oportunizar aos seus familiares uma melhor condição de vida, e sim de perspectivas futuras de ajudar seus pais. Esta mobilidade entre campo e cidade é visto como uma solução encontrada para a realização de seu projeto de vida. Nessa perspectiva os jovens consideraram como base elementar a sua formação acadêmica, e buscam melhores oportunidades entre campo e cidade.

Presidente - 1720967 - JORGE LUIZ DE GOES PEREIRA
Interna - 1350628 - SANDRA REGINA GREGORIO
Externo à Instituição - SÉRGIO LUIZ ALVES DA ROCHA - IFRJ
Notícia cadastrada em: 18/02/2020 11:35