EDUCAÇÃO COOPERATIVISTA: DIAGNOSYICANDO AS AÇÕES NAS COOPERATIVAS AGROPECUÁRIAS DO MUNICÍPIO DE BOA VISTA EM RORAIMA
COOPERATIVISMO; EDUCAÇÃO COOPERATIVISTA;
Essa dissertação tem como objetivo analisar percepção dos dirigentes de cooperativas e de cooperados sobre a educação cooperativista no Estado de Roraima, do ramo agropecuário. Nas últimas décadas, as cooperativas vêm ganhando espaço no Brasil porque atende às necessidades dos associados os quais decidem solidariamente a cooperar em prol de objetivos de interesse comum. Embora a finalidade desse tipo de empreendimento seja distinta de outras organizações, a cooperativa responde e necessita dar conta do aspecto econômico. Além disso, o cooperativismo é sedimentado como uma filosofia de vida, a qual precisa ser nutrida por meio dos valores de solidariedade, autonomia e liberdade. Para que haja a manutenção desses valores é fundamental que se estabeleça formas de mantê-los vivos. cooperativista se propõe a solidificar e difundir os valores e princípios do A educação cooperativismo seja por meio de ações educativas com foco na qualificação e capacitação dos associados, ou mesmo por práticas informais que possam reforçar os vínculos entre eles e a cooperativa. A educação cooperativista proporciona transformação que se dá por meio do diálogo na dimensão de intracooperados e até mesmo intercooperados. O espírito do cooperativismo pode transformar a situação econômica e social desses agricultores que se associam e lutam por melhores condições de vida. De forma a alcançar o objetivo da pesquisa, foram coletados dados para demonstrar a percepção dos dirigentes de cooperativas do estado de Roaima. Aplicou-se entrevistas semiestruturada aos dirigentes (presidentes e diretores) das três cooperativas e, ainda, distribuiu-se questionários, nas assembleias, aos associados. Viu-se que a percepção desses dois públicos são parecidas, pois percebem a importância da educação cooperativista, embora as ações educativas, na maioria, se restringem a cursos e treinamentos, constituindo visões tímidas e restritivas sobre a educação cooperativista. Vimos a potencialidade desse empreendimento no Brasil e para que se possa alavancar novas fundações e manter as que já existem, é necessário que as cooperativas repensem o que seja a Educação cooperativista, bem como compreender, de forma mais abrangente, a realidade dos seus associados.