Banca de QUALIFICAÇÃO: CAROLINA NUNES COLLANTES MARINS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAROLINA NUNES COLLANTES MARINS
DATA : 16/04/2020
LOCAL: PPGEA

Narrativas históricas como princípio educativo no Município de Seropédica (Bairro São Miguel)

Narrativas, Memória, Identidade, Aprendizagem

Levantar a história do Bairro de São Miguel em Seropédica permitirá uma construção de narrativas, possibilitando discutir a história da cidade a partir da história das pessoas que nela vivem. Pesquisar a história familiar, bem como observar e entender as mudanças e permanências sofridas pela cidade ao longo do tempo é fundamental para as transformações dos alunos como seres sociais, que fazem parte desta história.

Nesse contexto, elegemos como fio condutor dessa pesquisa as reflexões de Walter Benjamin sobre narrativas, tomando posição ativamente na área da teoria da história e sua escrita, com acentuação na educação, considerando sempre a impossibilidade de esgotar o problema levantado. Sua produção intelectual é repleta de variedades, fruto dos encontros com a literatura de Baudelaire, Ghoethe e Bertold Brecht, aliado a crítica ao materialismo dialético dos frankfurtianos, além de outras influências, como a teologia judaica. Podemos perceber que experiência, memória e narratividade são conceitos centrais na filosofia de Benjamin.

Benjamin repensa um caminho de uma prática da educação pensada e praticada de forma crítica, associadas diretamente às suas críticas à sociedade moderna, marcada notadamente pelo desenvolvimento do capitalismo e pela afirmação da sociedade burguesa. Segundo ele, um dos principais problemas da modernidade é a anulação da experiência coletiva e de toda tradição comum entre os homens. Essa situação estabeleceu um tipo de sociedade marcada pela extinção progressiva da experiência individual e coletiva e pela imposição da busca incessante do novo.

O autor propõe a idéia da compreensão do passado para poder compreender o futuro e a necessidade de entender o presente para entender o passado; sem um não se chega ao outro. Para Benjamim, história e narrativa devem caminhar juntas, mesmo ocupando espaços distintos. A História representa os acontecimentos, os personagens, a realidade que se apresenta pressupostos no texto narrativo e a narrativa é a forma como essa realidade é expressa. A realidade histórica é exposta a partir da experiência que decorre de pessoa para pessoa.

Em meio a essa temática, esse projeto pretende discutir a tensão existente na escrita da história, valorizando a cultura e memória do município onde vivem os alunos de Ensino médio do bairro São Miguel, refletindo acerca da narrativa histórica como princípio educativo e questionando a história oficial ensinada nas escolas de educação básica.

Presidente - 1719162 - LILIANE BARREIRA SANCHEZ
Interno - 1839674 - WANDERLEY DA SILVA
Externo ao Programa - 1667143 - FERNANDO CESAR FERREIRA GOUVEA
Notícia cadastrada em: 11/03/2020 09:30