Banca de QUALIFICAÇÃO: DIEGO BACELLAR DE SOUZA

DISCENTE : DIEGO BACELLAR DE SOUZA
DATA : 15/04/2020
LOCAL: PPGEA

Dificuldades e desafios de homens na docência das séries iniciais de escolas da rede municipal de Paty do Alferes.

Gênero; Docência; Ensino Fundamental.

O presente trabalho tem como objetivo investigar as dificuldades e desafios dos homens na docência das séries iniciais das escolas da rede municipal de Paty do Alferes. Os participantes da pesquisa são homens que atualmente estão como docente na rede municipal de educação, e a comunidade escolar onde estes estão atuando, que com pesquisa de campo com grupo focal (Gomes 2005), levantará as diferentes visões dos sujeitos em questão. O aporte teórico ancorará principalmente em Claudia Pereira Vianna, Judith Butler e Guacira Lopes Louro, que nas representações dos seus estudos apresentam levantamentos significativos para o estudo de docência e gênero. Pretende-se além de pesquisa de campo com grupo focal, realizar uma revisão de literatura de natureza básica que subsidiará um texto dividido em 4 secções: I) Apresentação da situação problema – homens na docência: uma discussão de gênero. II)  Historicidade da profissão docente no Brasil: caminhos e descaminhos. III) Gênero e docência: proximidades e afastamentos. IV) métodos e discussões. Espera-se que os resultados sejam norteadores de posicionamentos e reflexões que desmistificam as diferenças entre gêneros, diminuindo desigualdades e ponto em finalidade as impressões negativas e de preconceitos quando na docência das séries iniciais for um homem, logo, que na escola e para escola seja a gênese para discussão gênero e que nela seja o terreno para reformulação de novos estudos nessa vertente.

Presidente - 1555406 - ANDREA SONIA BERENBLUM
Interno - 1839674 - WANDERLEY DA SILVA