Banca de DEFESA: PAULO WILLIAN BRUNELLI VIÇOSI

DISCENTE : PAULO WILLIAN BRUNELLI VIÇOSI
DATA : 28/04/2020
LOCAL: por webconferência

POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS NA ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DA BARRA - ES

Educação Especial; Educação do Campo; Políticas Educacionais.

Baseando-se nos dados de matrícula do Censo Escolar, esta pesquisa tem como objetivo caracterizar a implementação das Políticas Públicas de Educação Especial no âmbito da Educação Inclusiva e sua interface com/na Educação do Campo, identificar os desafios de uma escola pública do campo frente à proposta de inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial em uma escola pública de Conceição da Barra/Espírito Santo, com experiência de inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial. Encontramos nos dispositivos legais a relação da Educação Especial na Educação do Campo que favorecem essa interface e nos permitem dialogar com essas duas modalidades. Em contexto nacional o Estado do Espírito Santo é o berço da Educação do Campo, que desce suas primícias pretendia solucionar o problema da escola rural e suas articulações de propriedade familiar e a escola. Atualmente é possível encontrar 49 Escolas do Campo em nosso Estado. O lócus da pesquisa foi a Escola Córrego do Cedro por deter o maior número de alunos matriculados no ano de 2019, dados apurados na Secretaria de Educação Especial do Estado do Espírito Santo. A pesquisa foi realizada por meio de visita a escola e questionário semiestruturado, os sujeitos entrevistados foram: um (1) membro da equipe gestora da escola lócus do estudo, um (1) professor atuante no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e um (1) professor de cada área do conhecimento, a seguir: Códigos e Linguagens; Ciências Humanas e Sociais; Ciências Exatas e da Natureza; necessariamente atuantes em turmas em que estudantes, público-alvo da Educação Especial estejam incluídos. Assim, partindo do pensamento de Theodor Adorno, nos ancoramos nos referenciais teóricos da Teoria Crítica. A nossa abordagem teórica-metodológico se concretizou mediante as contribuições dos pensadores da Teoria Crítica e seus comentadores. Dentro desse contexto, os resultados obtidos neste estudo revelam os desafios encontrados pelos docentes e gestão escolar em garantir a inclusão escolar dos estudantes na escola, destacando as fragilidades nas contrações de profissionais especializados na área da Educação Especial e o quadro de docentes sendo totalmente por contratos temporários o que não garante uma sequência do trabalho realizado no decorrer dos anos. Concluímos que a interface entre a Educação Especial versus Educação do Campo necessita avançar na construção de Políticas Públicas, sendo necessário um amplo diálogo e debate com os movimentos sociais, gestores escolares, professores, pais, estudantes e comunidade para conquistarem uma escola inclusiva que atenta as necessidades de todos os alunos e sujeitos que estudam no campo.

Presidente - 2572431 - ALLAN ROCHA DAMASCENO
Interno - 1426576 - RAMOFLY BICALHO DOS SANTOS