Banca de DEFESA: ERIC DE OLIVEIRA

DISCENTE : ERIC DE OLIVEIRA
DATA : 26/10/2018
LOCAL: SEDE DO PPGEA

Da Teoria à Prática: um estudo sobre o Projeto Profissional Jovem da Escola Família Agrícola de Jaguaré-Espírito Santo

jovens rurais, Agricultura Familiar, Pedagogia da Alternância.

Nesta dissertação de mestrado buscamos verificar a eficiência da aplicação do Projeto Profissional Jovem na vida laborativa dos estudantes que concluíram o curso Técnico em Agropecuária na Escola Família Agrícola de Jaguaré. Como recorte temporal, selecionamos o período compreendido entre os anos de 2011 e 2016 onde investigamos os egressos da escola nesse intervalo, mediante a participação livre e voluntária dos mesmos enquanto sujeitos dessa análise. A instituição escolar está inserida territorialmente no espaço físico de uma municipalidade que tem sua base econômica assentada na agricultura familiar: Jaguaré, município localizado na Macrorregião Norte do Estado do Espírito Santo. Procuramos especificamente compreender se esses egressos colocaram em prática o Projeto Profissional Jovem em suas propriedades buscando autonomia profissional e verificar a permanência ou não no campo, bem como a continuidade dos mesmos nos estudos. Baseamos nos pressupostos de autores que discutem a Pedagogia da Alternância as Escolas Famílias do ES, a juventude rural a agricultura familiar e a relação teoria/prática. A metodologia consistiu na aplicação de questionários semiestruturados e entrevistas junto aos egressos e ao corpo docente por meio de reuniões e rodas de conversa, na efetuação de levantamento e realização de visitas nas propriedades dos egressos. Os resultados revelaram os egressos que colocaram em prática o Projeto Profissional, havendo também os que apresentaram dificuldades na execução do mesmo. Verificamos jovens que deram continuidade dos estudos e permanência no campo, mantendo-se economicamente por meio de atividades agropecuárias com a família e outros jovens pluriativos.  Constamos, nesse contexto, que a Pedagogia da Alternância tem se destacado no desenvolvimento da formação integral dos jovens rurais que vivenciaram essa pedagogia.

Presidente - 387368 - MONICA APARECIDA DEL RIO BENEVENUTO
Interno - 386939 - LIA MARIA TEIXEIRA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - GABRIEL ALMEIDA FRAZÃO - IFF
Notícia cadastrada em: 12/10/2018 15:21