Banca de DEFESA: MARCOS ANTÔNIO DE ALMEIDA PIRES

DISCENTE : MARCOS ANTÔNIO DE ALMEIDA PIRES
DATA : 20/05/2020
LOCAL: webconferência

A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E SUA APLICABILIDADE NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – CAMPUS ITAPINA SEGUNDO AS PERCEPÇÕES DOS SEUS SERVIDORES

Gestão Democrática, Participação, Avaliação Institucional.

A gestão escolar democrática e sua aplicabilidade no Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Itapina segundo as percepções dos seus servidores. 2020. 129 p. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2020.

O estudo caracterizou-se por uma pesquisa de natureza quali-quantitativa, partindo de uma investigação de fontes bibliográficas, documentais, observação de campo e questionário tipo misto com questões abertas e fechadas. O objetivo geral da presente pesquisa foi caracterizar as concepções e práticas de gestão do IFES-Campus Itapina e os desafios para o possível alcance de uma gestão democrática e participativa. Com advento da Lei 11.892 de 29/12/2008, que transformou a Escola Agrotécnica Federal de Colatina em um dos Campi do Instituto Federal do Espírito Santo-IFES, denominado Campus Itapina, a gestão teve que se adequar as alterações trazidas pela nova legislação. Nos últimos 10 anos, apesar de possuir praticamente a mesma infraestrutura, houve um acréscimo expressivo na quantidade de alunos, cursos e servidores e como consequência também aumentam as atividades, projetos, custos, problemas e conflitos que demandam esforço para os gestores e demais membros da comunidade escolar. As preocupações iniciais da pesquisa concentraram-se no ponto de vista das práticas de gestão existente no Campus Itapina, face à sua realidade atual, assim, partiu-se de uma análise macro dos referenciais teóricos na área, do ponto de vista conceitual da gestão educacional e gestão democrática e participativa, para embasar o processo de caracterização da gestão existente no Ifes e no Campus Itapina. A seguir apresentaram-se os referenciais teórico-metodológicos que contribuíram para fundamentar a presente investigação. A partir deste embasamento, buscou-se analisar através de documentos legais, a caracterização da gestão do Instituto Federal do Espírito Santo através da estrutura organizacional, seu marco histórico e a dos campi que o compõe. A fim de caracterizar a gestão existente no Campus Itapina, a pesquisa buscou contextualizar a sua trajetória, suas características locais, estruturais físicas e humanas e as suas especificidades no tocante a sua gestão, mediante os documentos oficiais da instituição. Finalmente, na análise dos resultados, foram analisados os dados coletados do questionário aplicado, oportunizando identificar a gestão praticada no Campus Itapina e despontar os seus fatores positivos e negativos e sugestões de melhorias, trazidos pelos seus servidores docentes, técnicos administrativos e gestores que se prontificaram em participar da pesquisa. A contribuição principal do estudo foi a possibilidade de socializar experiências e conhecimentos sobre a gestão do Ifes e do Campus Itapina e o levantamento das possíveis práticas de gestão para melhoria do seu funcionamento. O aprofundamento do tema levou a uma reflexão sobre a importância da gestão educacional democrática e participativa para o Instituto Federal do Espírito Santo e demais Instituições de ensino do país.

Presidente - 1067747 - NADIA MARIA PEREIRA DE SOUZA
Interna - 1032974 - LIZ DENIZE CARVALHO PAIVA
Externa à Instituição - JANE RANGEL ALVES BARBOSA - UCB
Notícia cadastrada em: 05/05/2020 18:24