Banca de DEFESA: MARIA VIRLÂNDIA DE MOURA LUZ

DISCENTE : MARIA VIRLÂNDIA DE MOURA LUZ
DATA : 17/10/2018
LOCAL: SEDE DO PPGEA

A Organização do Tempo Pedagógico em uma Escola de Tempo Integral: desafios e perspectivas para além da sala de aula no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Organização Pedagógica do Tempo. Tempo Integral. Curso de Edificações. IFCE Juazeiro do Norte.

Nesta pesquisa analisamos a organização do tempo pedagógico no curso técnico integrado de Edificações em tempo integral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Juazeiro do Norte. Antes de 2016, o curso funcionava em horário regular e tinha duração de quatro anos. Por razões explicitadas durante o desenvolvimento do trabalho, o curso passou a ser oferecido em tempo integral, com duração de três anos. Desse modo, essa pesquisa tem como objetivo principal caracterizar a organização do tempo pedagógico do curso técnico integrado em Edificações do IFCE - campus Juazeiro do Norte, verificando as principais possibilidades e desafios para que as experiências educacionais ultrapassem os limites da sala de aula. Para alcançar esses objetivos, fundamentamo-nos especialmente nos estudos de Elias (1998), Bondía (2002), Cavaliere (2002, 2007), Libâneo (2014), Teixeira (1959), Moll (2012), Arroyo (1988) e Ribeiro (1986). Além disso, como meio de aprofundar nossas discussões, fizemos análise documental em documentos oficiais do IFCE, realizamos a observação participante e entrevistamos, através de roteiro semiestruturado, três docentes e quatro discentes do curso de Edificações. Constatamos que a organização pedagógica do tempo no curso de período integral tem trazido benefícios ao processo de ensino e de aprendizagem e que tem contribuído com a adoção de uma postura ainda mais participativa e crítica dos discentes, dentro e fora da Instituição, além de ter também minimizado os índices de evasão. Não obstante, ainda há pontos a serem repensados, rediscutidos, reelaborados e melhorados para que a educação ofertada seja ainda mais diferenciada, significativa e enriquecedora, colaborando ainda mais com a construção de uma sociedade justa e igualitária.

Externo ao Programa - 1106017 - ADRIANA ALVES FERNANDES COSTA
Presidente - 277.123.668-02 - ALINE CRISTINA DE OLIVEIRA ABBONIZIO - UNILAB
Externo à Instituição - RAFAEL DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 16/10/2018 13:57