Banca de DEFESA: SÍLVIO DE OLIVEIRA ALVES

LOCAL: web conferência

A EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL E SUA RELAÇÃO COM A PROMOÇÃO DA SAÚDE

Educação em Saúde Bucal, Promoção da Saúde, Autonomia

Considerando a alta recorrência de cárie dentária e doença periodontal pelos educandos assistidos na Coordenadoria Ambulatorial do Ifes campus Santa Teresa no interstício 2013-2017 e, tendo em vista que estes agravos bucais poderiam ser evitados através de medidas relativamente simples de higiene oral, pressupõe-se que as ações de educação em saúde bucal voltadas à prevenção das doenças  mediante o repasse de conteúdos – correspondendo ao modelo tradicional e hegemônico - por si sós, são insuficientes. Desta forma, pretende-se dar luz às práticas que transcendem a este modelo, tendo em vista a construção de saberes em uma perspectiva da capacitação dos indivíduos quanto ao desenvolvimento da autonomia. Para tanto, este estudo buscará compreender as possíveis ações de educação em saúde bucal  que visam à educação crítica e significativa através das práticas de educação em saúde bucal desenvolvidas pelos odontólogos com os educandos nos Institutos Federais. Nesta perspectiva, torna-se imprescindível e oportuno uma ressignificação da concepção de saúde e, por conseguinte, da educação em saúde. Neste sentido, os princípios da Promoção da Saúde preconizados pela OMS serão tomados como alicerces para se perceber, entre as práticas educativas encontradas, aquelas  mais alinhadas ao discurso da emancipação dos sujeitos visando sua maior participação nas decisões sobre sua saúde bucal caracterizada por sua transformação. Trata-se de uma pesquisa de levantamento, de caráter descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa que contará com um questionário contendo questões objetivas e subjetivas como instrumento de coleta de dados. Como métodos de pesquisa, preliminarmente, contará com o mapeamento e a caracterização das ações desenvolvidas por 98 odontólogos distribuídos em 21 campi na federação e, posteriormente, lançará mão da análise de conteúdo a respeito da abordagem qualitativa para a exploração do problema de pesquisa.

Presidente - 1125765 - SANDRA MARIA GOMES THOME
Interno - 387181 - ARGEMIRO SANAVRIA
Interna - 387745 - ROSA CRISTINA MONTEIRO
Externa à Instituição - RENATA VITÓRIA CAMPOS COSTA