UM ESTUDO NUMA ABORDAGEM ETNOMATEMÁTICA COM ALUNOS DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SEROPÉDICA - RJ
Etnomatemática, aprendizagem significativa, ensino e aprendizagem
Este trabalho visa utilizar uma abordagem diferente do que a utilizado tradicionalmente, tentando desvincular um pouco a matemática imposta por meio de fórmulas e metodologias já pré existentes nos livros, que são inseridas aos alunos de maneira universal e arbitrária para as mais diversas regiões sem levar em consideração suas etnias que são suas características culturais que se formam nos mais variados grupos em diferentes lugares, como se a matemática possuísse apenas uma visão, uma verdade absoluta. Procurando entender os alunos com seu jeito de fazer matemática em suas práticas e necessidades diárias onde convivem e exercem sua matemática, utilizando como exemplos para o uso de comparação, ordenação, medição e quantificação e, assim, trazendo sua realide de vida para dentro de um contexto escolar e, com isso, dando significado ao aprendizado e mostrando que a matemática está presente no seu dia-a-dia