Banca de DEFESA: SÍLVIO DE OLIVEIRA ALVES

DISCENTE : SÍLVIO DE OLIVEIRA ALVES
DATA : 27/05/2020
LOCAL: web conferência

Educação em saúde bucal na perspectiva da promoção da saúde

Autonomia, Aprendizagem significativa, Atividade educacional.

As práticas educativas orientadas pelo paradigma da Promoção da Saúde têm como propósito a construção de conhecimentos tendo em vista a autonomia das pessoas, para que elas possam desenvolver hábitos saudáveis como condutas de autocuidado. Nesta perspectiva, as práticas educativas da promoção da saúde bucal visam à capacitação dos indivíduos para atuarem, como protagonistas, frente aos fatores multicausais que envolvem o processo saúde-doença oral, contrapondo-se ao modelo tradicional de educação em saúde, no qual predomina a transmissão de conhecimentos travestida, frequentemente, em instruções normativas focadas na prevenção de doenças, culminando em sujeitos passivos no processo de aprendizagem. No intuito de contribuir com as práticas educativas em saúde bucal comprometidas com a construção de conhecimentos – sobretudo, da comunidade escolar dos institutos federais – esta pesquisa teve como objetivo geral identificar a orientação das práticas de educação em saúde bucal em amostra desta rede institucional, especialmente em relação às principais demandas no setor odontológico e, com base nestes resultados, elaborar e aplicar uma atividade educacional-piloto em saúde bucal identificada com os princípios centrais da Promoção da Saúde. Metodologicamente, a pesquisa foi estruturada em duas etapas: a primeira, correspondeu ao levantamento das ações de amostra dos odontólogos da rede dos institutos federais, com foco nas práticas de educação em saúde bucal, as quais foram, posteriormente, qualificadas e categorizadas segundo o conteúdo teórico empregado. O universo amostral desta etapa foi composto por 42 odontólogos de 12 campi dos institutos federais, distribuídos nas cinco regiões do país. Como instrumento de pesquisa, foi utilizado um questionário, composto por perguntas objetivas e discursivas, cujos resultados foram submetidos à análise quantitativa e qualitativa. A segunda etapa da pesquisa consistiu no desenvolvimento de uma atividade experimental em saúde bucal, onde se buscou verificar o grau de sensibilização provocado em seus participantes, tendo em vista o processo participativo de aprendizado de medidas benéficas e sustentáveis para a saúde bucal. Esta atividade – que teve como pano de fundo a aprendizagem significativa – contou com abordagens teóricas intersetoriais e prática laboratorial de um tema de interesse comum. Para tanto, a matriz avaliativa desta etapa contou com 21 alunos do ensino médio do Ifes campus Santa Teresa; entre os quais 13, foram submetidos a aferições clínico-odontológicas – por meio do Índice de Higiene Oral Simplificado (IHOS) – antes e após a atividade educacional e responderam a um questionário semiestruturado ao final, a título de sua avaliação em termos de eficiência e aceitabilidade, respectivamente. Os resultados foram analisados a partir de abordagem quantitativa e qualitativa. Em relação aos resultados da pesquisa, verificou-se que as práticas de educação em saúde bucal desenvolvidas pela amostra dos odontólogos pesquisados estão, majoritariamente, identificadas com o modelo hegemônico de educação. Quanto à atividade educacional-piloto, esta se mostrou eficaz sob o ponto de vista de sua proposta, ao passo que, através dos números obtidos, constatou-se expressiva sensibilização dos participantes, resultando em condutas identificadas com o conceito da Promoção da Saúde.

Presidente - 1125765 - SANDRA MARIA GOMES THOME
Interna - 387745 - ROSA CRISTINA MONTEIRO