DESAFIOS E DILEMAS DOS DIRIGENTES ESCOLARES DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO – NA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA HORTA ESCOLAR
gestão de projetos; hortas escolares; ensino municipal
OBJETIVO GERAL
● Compreender os desafios e perspectivas dos dirigentes escolares em relação à execução e elaboração do Projeto Hortas Escolares, bem como seus limites e potencialidades para a formação de um paradigma de escola que vise constituir-se como um território educativo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
● Identificar as ações dos diretores escolares dentro de suas realidades e especificidades para a implantação do Projeto;
● Analisar o Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Paulo Maranhão, identificando se há ou não abordagem relacionada às questões de educação ambiental e/ou sustentabilidade;
● Compreender a potencialidade do PHE como um possível alicerce de futuras políticas públicas que balizem as escolas de turno único, ainda sem um paradigma;
● Refletir sobre possíveis impactos do Projeto Hortas Escolares no que tange perspectivas sociais, filosóficas, de construção de identidades e de concretização de uma cultura mais sustentável na rotina da Escola Municipal Professora Ivone Nunes Ferreira, na perspectiva da Comunidade Escolar como um todo.