A importância do brincar na Educação Infantil: um estudo de caso a luz da Teoria Winnicottiana
Práticas educativas – criatividade – Pré-escola – Teoria Winnicottiana
Teaching practices – creativity – Pre-school education – winnicout`s theory
Desde os primórdios do ensino é bastante clara a relação mútua entre escola e sociedade, onde a escola reflete os interesses da sociedade e é responsável por transmitir conhecimentos e valores desejados pela mesma. Dada a importância dessa relação, as práticas educativas devem ser alvo de reflexão e aprimoramento, conforme as necessidades da sociedade atual que é dinâmica e está em constante mudança. O presente estudo pretende investigar as práticas educativas na pré-escola, que podem contribuir para o viver criativo, a partir da Teoria de Winnicott. Lançando mão dos conceitos do brincar, criatividade e self, desenvolvidos por Winnicott, pretendemos analisar os elementos constituintes do ambiente escolar e que mensagens eles transmitem, conhecer a percepção dos alunos em relação ao ambiente e também a percepção dos professores. Nosso recorte para esta pesquisa é uma Escola Municipal localizada no município de Seropédica, no espaço da pré-escola, onde estudam crianças de 4-5 anos. Serão utilizados como instrumentos das nossas análises: entrevistas, a fim de aferir a percepção dos sujeitos da pesquisa e observação sistemática dos elementos que compõem o ambiente escolar. Nossa estratégia de pesquisa é o estudo de caso por ser uma situação única em que haverá mais variáveis de interesse do que pontos de dados (Yin, 2001). Pretendemos a partir das proposições teóricas, advindas do estudo da teoria e do dos objetivos da Educação Infantil em documentos oficiais, ir a campo observar de modo sistemático as práticas educativas promovidas naquele espaço e conhecer a percepção dos alunos e dos professores a respeito do ambiente escolar. A interpretação que os alunos fazem do ambiente escolar poderá ser analisada a partir de suas produções e a percepção dos professores a partir de sua fala, sua prática e de entrevistas. Essa pesquisa é relevante para repensarmos as práticas educativas e suas finalidades e ampliarmos a nossa compreensão do que é um viver criativo e como o ambiente escolar é fundamental para o desenvolvimento da criatividade, embora não determinante.