Banca de DEFESA: DANIELLA ALVES SANT'ANA

DISCENTE : DANIELLA ALVES SANT'ANA
DATA : 25/06/2020
LOCAL: videoconferência

A INTERDISCIPLINARIDADE COMO FERRAMENTA DE PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE QUÍMICA

Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Alfabetização científica, Ensino de Química

SANT’ANA, Daniella Alves. A Interdisciplinaridade como ferramenta de promoção da alfabetização científica no ensino de QuímicaData. Nº de p. Dissertação (Mestrado em

Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,

Seropédica, RJ. Data

Atualmente o ensino de Química ministrado nas escolas é baseado na memorização, transmissão de conteúdo e definições de leis isoladas, o que causa no aluno a falta de interesse pela matéria. Apesar de importantíssima, o fato de a química aparecer descontextualizada e individual faz com que os alunos acreditem que ela não é necessária dentro do currículo das escolas técnicas agrícolas, dificultando assim sua aprendizagem. O próprio fato da formação dos professores ser fragmentada dificulta a proposta de currículo integrado, uma vez que cada disciplina fica isolada, aparentando não ter nenhuma relação entre elas. A fim de proporcionar o melhor aprendizado e promover a alfabetização científica nos alunos dentro da disciplina de Química, é preciso usar estratégias e abordagens diferenciadas. O corrente projeto propõe melhorar o ensino de Química através de uma proposta experimental interdisciplinar, relacionando a disciplina de Química com a disciplina de Qualidade de Água. O principal objetivo desse projeto é, através da interdisciplinaridade, contribuir para a alfabetização científica dos alunos da disciplina de Química. A coleta dos dados será realizada através da aplicação de questionário de diagnóstico, observação, roda de conversa e posterior análise qualitativa do possível conhecimento incorporado pelos alunos envolvidos. Os resultados serão concludentes em formato de uma súmula, aspirando responder questões como: A interdisciplinaridade de fato auxilia no processo de alfabetização científica quando usada dentro do ensino da química? A conclusão será feita através das análises dos dados.

Externo à Instituição - ALEXANDRE AUGUSTO OLIVEIRA SANTOS
Presidente - 6385676 - GABRIEL DE ARAUJO SANTOS