Banca de DEFESA: PATRÍCIA REGINA DE OLIVEIRA

DISCENTE : PATRÍCIA REGINA DE OLIVEIRA
DATA : 07/07/2020
LOCAL: videoconferência

Eficiência da mediação e recuperação de comunicações científicas acerca da preservação do meio ambiente e sua sustentabilidade produzidas no Instituto Federal Goiano.

Comunicação da Informação, Representação temática da Informação, Usabilidade de Repositórios. Comunicação Científica. Ciência Aberta.

Esta pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, no período de Maio a Dezembro de 2019. O estudo ocorreu em dois distintos ambientes partindo da análise da implantação do Repositório Institucional pela equipe de bibliotecários e também da análise da interação do usuário final (estudantes dos cursos de graduação e pós graduação dos cursos agro-ambientaisnos Campus de Rio Verde e Urutaí) no momento da recuperação de dados. Assim, a partir do estudo da eficiência dos indexadores que foram inseridos no RI por meio de vocabulário controlado, com tratamento temático da informação e que foram adotados para a recuperação de materiais relacionados a área de educação ambiental e desenvolvimento sustentável foi analisada a percepção de recuperação de dados no RI de forma eficiente pelos usuários. Pelos resultados obtidos pode-se concluir que a implantação de um repositório institucional deve levar em conta os papéis sociais e culturais de todos os atores da instituição, tramitar por toda a estrutura gerencial e executiva e promover debates que possam modificar e melhorar a realidade no IF Goiano. A coleção piloto do RI indexada e estruturada, tem potencial para recuperação dos dados com muita eficiência e abrangência dos documentos de interesse do usuário, sendo importante o exercício da função de mediador pedagógico pelos bibliotecários, pelo alto índice de publicações inseridas e informações de grande importância que são produzidas nos espaços sociais e educacionais e que precisam ser disseminadas.

Presidente - 1213070 - CLAUDIA ANTONIA VIEIRA ROSSETTO
Interno - 386938 - JOAO BATISTA RODRIGUES DE ABREU
Interna - 387745 - ROSA CRISTINA MONTEIRO
Externo à Instituição - BRUNO DE ANDRADE MARTINS - IFGoiano