Banca de DEFESA: SUZANY FAÍNY GONÇALVES

LOCAL: Instituto de Agronomia

CONTRIBUIÇÕES DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA A FORMAÇÃO

ACADÊMICA DE AGRÔNOMOS NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAMPUS URUTAÍ

Bacharelado em Agronomia-IF Goiano; Iniciação Científica-PIBIC; Formação do Agrônomo.

A presente dissertação investiga a atividade de Iniciação Científica (IC) na formação acadêmica de estudantes do curso de Bacharelado em Agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Urutaí, a partir da implantação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), no período de 2015 a 2018, com a hipótese de que a IC contribui para a formação do agrônomo através da pesquisa. A relevância dessa investigação relaciona-se com as possíveis consequências da participação nas atividades de IC; tema que tem sido insuficientemente estudado no âmbito do IF Goiano. Essa pesquisa adotou uma abordagem qualitativa para gerar dados para análise e interpretação dos resultados, com a combinação de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, a fim de analisar e cotejar: (1) relatórios cadastrados pela Gerência de Pesquisa do IF Goiano Campus Urutaí, (2) a oferta de bolsas de IC concedidas pelo CNPQ (principal órgão de fomento científico do Brasil) e pela própria instituição em regime de contrapartida; (3) programa das disciplinas do curso; (4) currículo do curso; (5) dados da IC de cada docente do curso; (6) trabalhos publicados e apresentados; (7) participação dos estudantes em eventos durante o curso. Os resultados apresentados, seguindo procedimentos descritivos e analíticos segundo as normas científicas vigentes, apontam para a emergência de uma cultura científica no âmbito do curso de Agronomia, intimamente associada à articulação de atividades curriculares e extracurriculares, na tríade ensino-pesquisa-extensão, que fomentam a consolidação de um ethos da pesquisa científica na instituição, e que se traduz no envolvimento dos estudantes numa prática investigativa.

Presidente - 1167899 - SILVIA MOREIRA GOULART
Interna - 1067747 - NADIA MARIA PEREIRA DE SOUZA
Externa à Instituição - ALINE DE SOUZA DOS SANTOS - UERJ
Notícia cadastrada em: 02/07/2020 07:24