Banca de DEFESA: DAYANA CARDOSO CRUZ

DISCENTE : DAYANA CARDOSO CRUZ
DATA : 20/07/2020
LOCAL: web conferência

AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO – CAMPUS RIO VERDE

Práticas Pedagógicas, Formação Discente, Institutos Federais de Educação Tecnológica.

O Instituto Federal Goiano tem uma importante atribuição de promover a educação profissional, visando à formação integral do cidadão para o desenvolvimento da sociedade. Criado por meio da Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008, juntamente com outros 37 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do país, o instituto é fruto de um reordenamento e expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnologia, para garantir a oferta de educação profissional e tecnológica pública nas diferentes regiões brasileiras. Assim, a criação dos Institutos Federais foi uma política do governo amparada na descentralização do ensino, possibilitando a oferta de uma educação pública e gratuita, a locais mais longínquos do país, proporcionando crescimento e produção de novas tecnologias. Muitos jovens buscam no IF Goiano-Campus Rio Verde o curso de Técnico em Agropecuária como uma forma de se profissionalizar, visando melhorias para seu futuro, de sua família e da sociedade em geral. Porém, se deparam com vários dilemas, anseios e conflitos, tanto profissionais como pessoais, e acabam não atingindo os objetivos esperados com a sua formação, como algumas competências e habilidades voltadas para o desenvolvimento e a oferta de soluções no seu contexto de trabalho. Nesse sentido, uma abordagem sobre as práticas educacionais que vem sendo desenvolvidas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde (IF Goiano-Campus Rio Verde) para o curso de Técnico em Agropecuária se faz necessária, como um processo investigativo sobre o desenvolvimento intelectual e profissional dos alunos que neles se formam, para averiguar se as mesmas estão atendendo as demandas da sociedade, a fim de se ter propostas para que essas práticas sejam mais relevantes na vida dos discentes que buscam essa formação.Dessa forma, a partir das perspectivas dos alunos, verifica-se a possibilidade de uma contribuição para o estudo das práticas educacionais utilizadas na instituição, verificando a influência dessas práticas sobre a formação e o futuro profissional dos alunos dos cursos técnicos em Agropecuária do IF Goiano.

Presidente - 1719162 - LILIANE BARREIRA SANCHEZ
Interno - 2357028 - FERNANDO BONADIA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - FELIPE GONÇALVES PINTO
Notícia cadastrada em: 10/07/2020 06:47