Banca de DEFESA: FREDERICO DO CARMO LEITE

LOCAL: PPGEA

O Cenário da Inclusão Digital em Escolas da Zona Rural de Posse

Acesso; Educação; Tecnologia da Informação e Comunicação

A inclusão digital nas últimas décadas tem sido discutida mais veemente, pois a sua compreensão como uma necessidade social alavancou-se de uma maneira muito grande, isto devido ao avanço tecnológico ocorrido neste período. Assim, este estudo busca analisar e compreender o cenário da inclusão digital em algumas escolas públicas, da cidade de Posse-GO, mais precisamente no âmbito rural. Embora o avanço tecnológico, informatizado, ocorridos nos últimos anos e em várias áreas do conhecimento, além de, atualmente, viver-se em uma sociedade submersa na era da tecnologia digital, constata-se que nem todas as pessoas tem acesso a computadores e internet. Verifica-se, também, que boa parte das pessoas que acessam regularmente computadores e internet, os utilizam de forma despretensiosa, não sabendo em muitas das vezes, o que realmente estão fazendo. Isto é causado pela falta de letramento digital. Este analfabetismo digital é ainda mais acentuado nas regiões rurais. A realização desta pesquisa permitirá conhecer os principais motivos pelo qual a inclusão digital seja, ainda mais desigual nas comunidades escolares da área rural do município de Posse. O objetivo deste estudo é investigar as principais causas desta exclusão digital e levar a comunidade a refletir sobre as possíveis soluções para solucionar ou, ao menos, amenizar esta desigualdade.

Presidente - 386938 - JOAO BATISTA RODRIGUES DE ABREU
Interno - 387181 - ARGEMIRO SANAVRIA