Banca de DEFESA: RHENNAN LAZARO DE PAULO LIMA

DISCENTE : RHENNAN LAZARO DE PAULO LIMA
DATA : 04/08/2020
LOCAL: virtual rnp

SATISFAÇÃO DOS EGRESSOS DOS CURSOS TÉCNICOS DO IF GOIANO – CAMPUS AVANÇADO IPAMERI EM RELAÇÃO AO MERCADO DE TRABALHO

Satisfação com a vida; Mercado de Trabalho; Psicologia Positiva

Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de avaliar a satisfação dos egressos dos cursos técnicos, integrados, concomitantes e subsequentes, do IF Goiano – Campus Avançado Ipameri no contexto do mercado de trabalho. Neste sentido, consideramos relevante investigar como a instituição contribuiu para o bem-estar subjetivo de seus egressos e em relação à satisfação com a vida, no domínio profissional. A discussão sobre Qualidade de Vida (QV) envolve o posicionamento dos indivíduos diante de diversos elementos da vida humana e é considerada a partir da percepção de fatores que contribuem com o bem-estar físico, mental e espiritual, pois, esses fatores são importantes diante a configuração da vida em sociedade. Participaram desta pesquisa 54 egressos, de ambos os sexos, entre 18 a 50 anos de idade, residentes em Ipameri e cidades circunvizinhas, presentes no Encontro de Egressos e por meio de busca a campo para complemento da população. O instrumento utilizado foi um questionário misto com 11 perguntas orientadas a explorar como o IF Goiano contribuiu com sua inserção no mercado de trabalho, para o exercício profissional, sua satisfação com o trabalho e a aplicação de ações empreendedoras. O questionário foi aplicado, individualmente, durante a realização do evento de “Encontro de Egressos”, momento em que puderam compartilhar suas experiências e planos acadêmicos e profissionais, além de reverem os amigos, professores e técnicos administrativos e na referida busca a campo. Foram respeitados todos os princípios éticos de pesquisa com seres humanos, desta forma, os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. As respostas do questionário foram categorizadas em frequências simples e percentuais de acordo com a análise de conteúdo de Bardin. Nesta acepção, o IF Goiano – Campus Avançado Ipameri, por meio desta pesquisa, promove uma educação profissional de qualidade.

Presidente - 1043457 - SILVIA MARIA MELO GONCALVES
Interno - 2572431 - ALLAN ROCHA DAMASCENO