Banca de DEFESA: LUCI RODRIGUES SILVA

DISCENTE : LUCI RODRIGUES SILVA
DATA : 06/08/2020
LOCAL: virtual rnp

A perspectiva do estudante do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí quanto a importância e eficácia do Programa de Residência Estudantil para sua formação

assistência estudantil; residência estudantil; moradia estudantil e permanência

A educação é concebida pela legislação como um direito fundamental, universal, inalienável e um instrumento de formação do exercício da cidadania e pela emancipação social. As políticas educacionais são criadas para oferecer garantia de acesso a esse direito. A Assistência Estudantil se encontra no bojo dessas políticas e apresenta-se como um instrumento que visa contribuir com o processo de criação, ampliação e consolidação de programas, projetos e ações que propiciem a permanência do estudante nas Instituições, tendo grande relevância devido às altas taxas de desigualdade social, que se expressam na permanência dos estudantes nos seus cursos. Fazem parte das políticas de assistência estudantil os programas de moradia estudantil, foco do estudo em questão. Assim, neste trabalho, tivemos por objetivo a investigação do Programa de Residência Estudantil do Campus Urutaí, analisando a percepção dos alunos do curso Técnico em Agropecuária moradores da Residência, no que diz respeito aos reflexos desse programa em sua permanência e formação no curso. Para tal estudo, utilizamos de uma metodologia de caráter exploratório, com análise qualitativa dos dados, através dos quais buscamos conhecer as concepções dos pesquisados sobre sua condição de aluno interno e sobre o seu rendimento escolar. O estudo envolveu ainda as pesquisas bibliográfica e documental, que ofereceram o arcabouço teórico da pesquisa, contribuindo para a compreensão e análise dos dados levantados. Como instrumento de coleta de dados utilizamos de questionário, com perguntas abertas e fechadas. Estes questionários foram aplicados aos estudantes público-alvo da pesquisa, que são os alunos do curso Técnico em Agropecuária, moradores da Residência Estudantil. Obtivemos um número de 63 participantes. Os dados foram analisados com base na técnica de Análise de conteúdo de Bardin. Em nossos resultados, traçamos o perfil socioeconômico destes estudantes, bem como levantamos as questões pertinentes às suas percepções. Concluímos que estes discentes consideram a importância do Programa, como sendo um possibilitador de suas permanências, porém, também encontram problemas em sua execução. Através desta análise, conseguimos obter dados e informações relevantes ao acompanhamento e a avaliação deste programa, que podem vir a subsidiar o planejamento e a formulação de intervenções; os ajustes e as decisões sobre a manutenção e/ou interrupção destas ações.

Presidente - 1043457 - SILVIA MARIA MELO GONCALVES
Interno - 2572431 - ALLAN ROCHA DAMASCENO
Externa à Instituição - ADRIANA VASCONCELOS DA SILVA BERNARDINO - UV
Notícia cadastrada em: 24/07/2020 08:44