Banca de DEFESA: RODRIGO VAZ DUARTE

DISCENTE : RODRIGO VAZ DUARTE
DATA : 06/08/2020
LOCAL: Sessão Virtual

A TECNOLOGIA UTILIZADA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS E PROFESSORES NO IF GOIANO - CAMPUS AVANÇADO IPAMERI

Tecnologia, Ensino-Aprendizagem, Educação Proativa, Epopte, Vicon SAGA

Atualmente, o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) está cada vez mais inserido no nosso cotidiano, seja em casa, no trabalho ou na escola. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é verificar se as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) podem contribuir com o processo ensino-aprendizagem de alunos e professores do 3º ano do Curso Técnico em Redes de Computadores Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Goiano – Campus Avançado Ipameri. Como metodologia, foi utilizada a pesquisa descritiva de natureza qualitativa e como instrumento de pesquisa, para a coleta de dados, foram utilizados questionários, aplicados a professores e alunos. O trabalho foi dividido em duas etapas: na primeira, os recursos do programa Epoptes (software de Gerenciamento e Monitoramento de Laboratórios de Informática) foram apresentados aos professores que utilizam esse ambiente para ministrarem suas aulas; na segunda, um experimento prático foi executado com os alunos que, por meio da plataforma Vicon SAGA (Vigilância e Controle / Sistema de Análise Geo Ambiental), fizeram a captura e análise dos dados coletados em diversos pontos da cidade.Os resultados obtidos, com a utilização das ferramentas propostas, foram relevantes, proporcionando grandes benefícios a alunos e professores. Após conhecerem os recursos do software Epoptes, na primeira etapa dessa pesquisa, os docentes concluíram que essa ferramenta possibilitará um processo ensino-aprendizagem mais interativo, eficiente e produtivo, nas aulas ministradas no laboratório de informática. Na segunda etapa, após a utilização da plataforma Vicon SAGA, durante o experimento prático, todos os alunos afirmaram que a experiência obtida com a utilização desse software tornou o processo ensinoaprendizagem mais significativo, possibilitando, assim, a construção de seus próprios conhecimentos.

Presidente - 1739229 - TIAGO BADRE MARINO
Externo ao Programa - 1832629 - ANDRE SANTOS DA ROCHA