No Tabuleiro Educação do Campo X Políticas Públicas
Escolas do Campo; Identidade; Programas governamentais; Projeto Político Pedagógico
Este projeto de dissertação tem como objetivo principal analisar os possíveis impactos das políticas públicas para a agricultura familiar no cotidiano de uma escola do campo, localizada em uma região rural do município de Duque de Caxias, buscando contribuir para o fortalecimento do Projeto Político Pedagógico que deve valorizar a cultura camponesa; reforçar o vínculo com a terra; romper com o preconceito, e assumir sua identidade. Partimos das hipóteses de que há impactos das políticas públicas para a Agricultura Familiar na Escola do Campo; de que as políticas públicas para a Agricultura Familiar contribuem para o fortalecimento do PPP da Creche escola Municipal Bairro Tabuleiro e de que o PPP da Creche Escola Municipal Bairro Tabuleiro aliado às políticas públicas voltadas para a Agricultura Familiar favorecem a comunidade do campo. O referencial teórico pretende discutir a Educação do Campo, sua história, configuração e metodologia; a convergência das ações das politicas agrárias com a Educação do Campo; os diferentes programas que constituem historicamente essas políticas públicas. A metodologia a ser adotada será em base qualitativa, com a utilização de instrumentos da pesquisa participante, na perspectiva de abranger a comunidade escolar da Creche e Escola Tabuleiro, que envolve 138 famílias na área rural, oferecendo da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, primeira fase, de forma integral e parcial.