Banca de DEFESA: LUCIANA ARAÚJO NOLETO

DATA : 09/09/2020
LOCAL: Web conferência

A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE ORIZONA

Escola Família Agrícola, Pedagogia da Alternância, Projeto Profissional do Jovem.

Este estudo vincula-se à Linha de Pesquisa Educação Agrícola, Ambiente e Sociedade Educação Agrícola, do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. A pesquisa objetivou a análise e compreensão da formação ofertada pela Escola Família Agrícola de Orizona-GO, a qual orienta-se pelos princípios e instrumentos da Pedagogia da Alternância, que consiste num sistema de ensino contextualizado e com gestão democrática, que se apresenta como estratégia de desenvolvimento social e permite aos jovens do campo serem protagonistas no processo de ensino-aprendizagem. Como procedimento metodológico, optou-se por um estudo de caso com abordagem qualitativa, com uso do questionário online como instrumento de coleta de dados, direcionado a egressos. Além de pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos, a fim de fundamentar os elementos teóricos e históricos, bem como a legislação em vigor, pesquisa documental e observações no cotidiano escolar. O aporte teórico se sustentou em autores como Arroyo (2007, 2011), Begnami (2003, 2004, 2006, 2019), Freire (1997, 2017), Gimonet (2007) e Nosella (2006, 2019). Os resultados obtidos indicam que a formação integral proporcionada pela Escola Família Agrícola de Orizona, através do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio, é uma opção viável para a região onde está inserida, pois tem proporcionado bons resultados aos estudantes e seus familiares, gerando trabalho, renda e oportunidade de continuidade dos estudos em nível superior.

Presidente - 1426576 - RAMOFLY BICALHO DOS SANTOS
Externo à Instituição - GILSON DOURADO DA SILVA - IFGoiano